Integração de políticas de saúde mental nos locais de trabalho em Portugal vai estar em discussão para a semana

O terceiro workshop da série Designing the Future in Healthcare – uma iniciativa da Nova SBE e do Nova SBE Health Economics & Management (NHEM) em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública – realiza-se já no próximo dia 1 de Junho, no Anfiteatro do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.

Sobre o tema Saúde Mental e Trabalho: do diagnóstico à acção, o encontro propõe a análise e reflexão em torno das direcções futuras para integração de políticas de saúde mental nos locais de trabalho em Portugal.

Pedro Pita Barros (director científico do Nova SBE Health Economics & Management Knowledge Center) junta-se a inúmeros oradores que, durante a tarde, reflectem sobre o aumento da doença mental em Portugal e analisam formas de expandir a actuação na saúde mental para além as fronteiras dos sistemas de saúde.

Christopher Prinz, senior economist da OCDE, vai apresentar uma comunicação sobre o tema Panorama Internacional, propondo uma reflexão sobre a integração de políticas de saúde mental no contexto laboral e dedicando uma especial atenção à agenda internacional e progresso nos países da OCDE.

«A Visão da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental» é o tema da comunicação do Miguel Xavier (Nova Medical School) e que antecede a intervenção de Francisca Vargas Lopes (Investigadora, Erasmus University Rotterdarm) sobre «O que sabemos sobre o impacto da doença mental no mercado laboral português».

Pedro Alves de Moura (psiquiatra, Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo) e Maria João Heitor (psiquiatra, Hospital Beatriz Ângelo) apresentam a sua experiência e dois case studies durante as comunicações projectos inovadores e baseados na evidência em Portugal e Healthy Employment, respectivamente.

Direcções futuras para a integração de políticas de saúde mental no contexto laboral em Portugal é o tema da mesa-redonda que encerra o evento, que contará com a moderação de Julian Perelman (Professor da Escola Nacional de Saúde Pública) e com a participação de Frederico Fezas Vital (Católica Lisbon Business & Economics), Jorge Barroso Dias (Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho), Nelson Ferreira (Autoridade para as Condições do Trabalho), Sofia Ramalho (Ordem dos Psicólogos Portugueses) e Teresa Mósca (Unidade de Formação Profissional do CHPL).

Dirigido a prestadores de cuidados de saúde, empregadores, investigadores, gestores, decisores na área da saúde e trabalho mas também a doentes, cuidadores e ao público em geral, a participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Ler Mais