Interessa-se por coaching? Veja estas cinco sugestões de livros

Tornar-se num coach é uma jornada, que exige muita prática, reflexão pessoal e orientação. Embora seja essencial passar por um curso de certificação profissional, existem outras formas e recursos disponíveis para todos os indivíduos que pretendam crescer e saber mais dentro desta área, nomeadamente através da leitura.

 

O site coaching.pt sugere cinco opções de leitura para todos aqueles que pretendam ser coaches ou simplesmente pretendem aprofundar a temática.

“Transformational Executive Coaching”, de Ted M. Middelberg, (2012)

Neste livro, o autor descreve uma abordagem abrangente e inovadora para líderes de coaching aonível executivo. O seu sistema único é baseado num processo estruturado e focado em objetivos e dá aos coaches a capacidade de aprenderem a alcançar uma mudança trasnformacional. Repleto de dicas e ensinamentos perspicazes, oferece estratégias executáveis, concebidas para elevar líderes em qualquer organização

“On Becoming a Person: A Therapist’s View of Psychotherapy”, de Carl R. Rogers (2012)

Este livro é considerado por muitos uma referência na área do coaching orientado para o cliente. Enquanto fundador do movimento psicológico humanístico, Carl R. Rogers revolucionou o conceito de terapia centrada no cliente e a leitura deste livro ajuda a explicar o porquê da sua influência se ter prolongado ao longo de décadas.

“Co-Active Coaching: Changing Business, Transforming Lives”, de Laura Whitworth (2010)

A autora fundou a CTI, uma das mais mais respeitadas escolas de coaching, e ficou conhecida pelo seu modelo coativo e a sua visão de comunicação inspiradoras. Neste livro, que alterou significativamente o campo do coaching, a autora apresenta o conceito de Co-Active Coaching e explica o processo transformativo de comunicação que permite aos indivíduos de todos os níveis de uma organização construir relações fortes e colaborativas.

What Got You Here Won’t Get You There: How Successful People Become Even More Successful”, de Marshall Goldsmith (2010)

Este livro é uma obra de referência para todos os que tenham interesse em tornar-se coachs executivos. O autor, um dos coachs executivos mais requisitados nos Estados Unidos da América, demonstra como se podem “subir” os últimos degraus do mundo corporativo, ao apreender detalhes e mudanças de comportamento que podem fazer toda a diferença – como o simples facto de agradecermos mais vezes as pessoas que nos rodeiam.

“The Inner Game Of Work: Focus, Learning, Pleasure, And Mobility In The Workplace”, de Timothy Gallwey (2001)

O autor acredita que é possível desfrutar realmente de um emprego, independentemente de qual seja. Para tal, bastará ultrapassar alguns obstáculos: medo de falhar, resistência à mudança, procrastinação, estagnação, dúvida e aborrecimento, entre outros. Gallwey indica como é possível aprofundar o potencial natural de aprendizagem e a performance, de forma a tornar qualquer emprego numa oportunidade plena de melhorar competências.

Ler Mais