ISCSP: Aposta na promoção do empreendedorismo

A pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação do Instituto de Estudos Pós-Graduados do ISCSP-ULisboa procura desenvolver nos formandos um conjunto de competências técnicas, comportamentais e motivacionais que os torna aptos a empreender, criando o seu próprio negócio ou desenvolvendo novos projectos.

 

Por Patrícia Jardim da Palma, coordenadora da pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação da Escola de Liderança e Inovação do ISCSP-ULisboa

 

«Vivemos hoje mergulhados no paradigma do empreendedorismo, que nos exige sermos capazes continuamente de resolver problemas, propor soluções e explorar novos desafios… Por outras palavras: que nos exige sermos capazes continua

mente de empreender! Mas empreender não é assim tão imediato … “empreender” requer técnica, arte e estilo de vida para criar projectos inovadores, eficazes e duradouros! E tal não se consegue apenas adquirindo novos conhecimentos todos os dias… É preciso sermos capazes de inovar e transformar esse conhecimento em soluções, projectos e respostas concretas, diferenciadoras e geradoras de alto valor-acrescentado.

É para dar resposta a esta necessidade que nasceu a pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação do Instituto de Estudos Pós-Graduados (IEPG) do ISCSP-ULisboa, que tem como objectivo desenvolver a atitude empreendedora, vulgo mindset empreendedor, e assim transformar os pós-graduandos em agentes activos, capazes de propor, estruturar e gerir projectos novos, inovadores e com valor-acrescentado para o mercado. Estes novos projectos podem vir a ser explorados de forma autónoma (i.e. criando de novos negócios) ou dentro de organizações que já existam (i.e. propondo novos projectos/programas, melhorando produtos/serviços ou gerindo novas sucursais ou unidades de negócio).

Por isso esta pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação destina-se, não apenas àqueles que procurem desenvolver um novo negócio ou projecto, mas a todas as pessoas que busquem construir propostas e soluções novas, inovadoras e capazes de trazer mais-valias para as suas empresas, organizações e para a sua comunidade. Nesse sentido, ao longo dos 10 módulos técnicos e comportamentais da pós-graduação, os pós-graduandos vão elaborando o plano do seu negócio/projecto, que culmina na sua apresentação perante um júri constituído por especialistas e parceiros. No entanto, além da ênfase nas matérias típicas de um “bom plano de negócios”, esta pós-graduação procura desenvolver as competências soft e a motivação dos seus formandos, fazendo jus à máxima “muito mais do que um emprego, o empreendedorismo é fundamentalmente um estilo de vida!” Tal é conseguido através do uso de métodos activos e experienciais, em que as Sessões de Pitch ocupam um lugar de destaque.

Em síntese: por que é que esta pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação do ISCSP-IEPG é melhor do que outras no mercado? Por três razões fundamentais! Em primeiro lugar, porque visa o desenvolvimento da atitude empreendedora, tornando as pessoas capazes de procurar soluções inovadoras e eficazes. Em segundo lugar, porque combina a ênfase na vertente hard do plano de negócios com a vertente soft e motivacional do estilo de vida empreendedor. E em terceiro lugar, porque esta pós-graduação está imersa num ecossistema cada vez mais vibrante e desafiante para todos aqueles que buscam a novidade e a proposta de novas soluções!»

 

Academia Digital é destaque no ISCSP-ULisboa

O investimento em estratégia digital deve fazer parte da equação nuclear do plano de negócios de qualquer organização. E é, na sua maioria, «um investimento de grande dimensão», diz David Monteiro, coordenador-adjunto da Academia Digital do ISCSP-ULisboa, que «não pode ser encarado como uma actividade acessória, experimental ou meramente complementar». A presença digital «deve ser igualmente planeada, estruturada e, acima de tudo, realista» explica David Monteiro.

No ISCSP-ULisboa, a área da Estratégia Digital é orientada pela Academia Digital em relação directa com outras unidades de desenvolvimento internas focadas na valorização da formação avançada e especializada. Esta academia tem como assinatura “Leading by Strategic Skills” e uma vez mais procura os públicos e mercados relevantes.

O ISCSP tem procurado proporcionar formações essencialmente sectoriais, intensivas, sempre com carácter profissionalizante, com o rigor académico e científico que nos caracteriza, nas áreas da Estratégia Digital; da Gestão de Marcas e Reputação e Modelos de Negócio e ainda no Desenvolvimento da Função Recursos Humanos.

A pós-graduação em Comunicação Estratégica Digital foi o primeiro passo formativo no sentido do desenvolvimento do conhecimento do impacto das novas formas de comunicação na sociedade assim como da influência que estas exercem diariamente nas pessoas e empresas. Os objectivos deste curso passaram e continuam a passar por fornecer instrumentos e criar cenários o mais real possível para que, numa abordagem hands-on, quem nos procura consiga adquirir as competências desejadas – porque daqui saem a saber pensar, a saber decidir e a saber executar – atenuando as “urgências” que este meio digital e online colocam no nosso dia-a-dia.

Este curso está desenhado como se de um projecto de Comunicação Estratégica Digital se tratasse. Ou seja, inicia-se com um enquadramento conceptual de grande aplicabilidade com cenários reais para resolver. Segue o Planeamento, no qual os alunos definem o tema do projecto que querem apresentar no final do curso. Pelo meio vão trabalhando o seu próprio tema ou dando resposta a problemas concretos que tenham na sua actividade profissional ou de negócio. Cada formador acaba por ser um tutor e consultor de muitos problemas e desafios reais, gerando-se uma empatia e interacção produtiva. Abordamos, também diferentemente de alguma oferta potencialmente concorrente, de forma mais exaustiva 10 temas, 10 módulos de 18 horas cada um e são eles: Comunicação Estratégica Digital; Planeamento Estratégico da Comunicação Digital; Direito e Ética da Internet; Branding e Gestão de Marcas Online; Plataformas e Conteúdos; People Engagement e Comunicação Interna; Comunicação Digital e Gestão de Reputação; Métricas e Avaliação de Desempenho no Digital e Projecto de Comunicação Estratégica Digital. Há ainda o módulo de Workshops de Comunicação Digital Aplicada que serve em parte para ligar alguns dos temas que, pela natureza e duração do curso e extensão do meio digital, não conseguimos abordar em módulos autónomos. As pós-graduações em Comunicação e Marketing Político e em Empreendedorismo e Inovação contam com módulos ligados a esta área: Marketing Político e Estratégia Digital e Marketing e Comunicação Digital, respectivamente.

A conclusão com sucesso destes cursos confere 60 créditos (ECTS) que podem ser submetidos para apreciação científica e prossecução de estudos nos mestrados do ISCSP-ULisboa.

Há um mercado de formação técnica na área Digital bastante dinâmico. E desse mercado apenas não queremos que sejamos vistos como “alternativa”, mas sim como opção que pode ser complementada com as propostas de curta duração. Pois uma pós-graduação é um nível de formação avançada e especializada, de rigor científico e pedagógico – e de validade e certificação garantidas – que só pode ser complementada com formações técnicas que, por questões pedagógicas e outras, não cabem dentro do programa normal de uma pós-graduação.

 

Este artigo foi publicado na edição de Julho/Agosto da Human Resources.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Guerra do streaming: consumidores dão oportunidade aos novos players
Automonitor
Chevy Suburban: O primeiro carro com uma estrela em Hollywood