ISEG lança programa para integrar estudantes com Dificuldades Intelectuais e de Desenvolvimento

O ISEG – Lisbon School of Economics & Management Reforço, este ano lectivo, o seu compromisso com a inclusão e a diversidade, integrando três estudantes com Dificuldade Intelectual e do Desenvolvimento (DID). Esta iniciativa, no âmbito do Programa “Different Minds” do ISEG, visa promover a inclusão de pessoas com DID no ensino superior e potenciar a sua integração no mercado de trabalho.

 

O projecto, desenvolvido em parceria com o Grupo Jerónimo Martins e com o apoio da Universidade de Aveiro, surge no âmbito do “Programa Incluir” e tem como objectivo proporcionar aos jovens com DID uma experiência académica real, com apoio personalizado e um plano individual de estudos. O programa tem a duração de dois anos e permite a frequência de Unidades Curriculares (UC) com os restantes estudantes do ISEG, promovendo uma vivência inclusiva e enriquecedora.

Cada estudante tem um mentor por unidade curricular e um plano de estudos construído com o apoio da equipa do “Programa Incluir” de Jerónimo Martins. Ao longo do programa, os participantes irão adquirir competências pessoais, sociais e transversais que favorecem a sua futura empregabilidade.

«O programa Different Mindsrepresenta o compromisso do ISEG com uma academia mais justa, diversa e preparada para formar cidadãos conscientes e agentes de mudança. É um projecto que transforma vidas — dos estudantes com DID e de toda a comunidade académica», afirma o Winnie Picoto, vice-presidente do ISEG.

O ISEG pode acolher até seis estudantes por ano ao abrigo deste programa que conta com a participação voluntária dos seus docentes na disponibilização das UCs.

Além do impacto directo nos participantes, o programa visa também sensibilizar os estudantes do ISEG – enquanto futuros profissionais – para a importância da inclusão e para a valorização da diversidade como um ativo na sociedade e nas organizações.

Ler Mais