IST: Aprender processos de negócio com um jogo

A aula de Organização e Gestão da Função Informática (OGFI) do Instituto Superior Técnico (IST), de dia 19 de Abril, vai ser diferente. Em causa está a integração do jogo INNOV8 da IBM.

O objetivo é utilizar o jogo para ensinar processos de negócio aos alunos finalistas do Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores.

A experiência surge da iniciativa do grupo de investigação em Interfaces Multimodais Inteligentes do INESC-ID, especialista em jogos sérios para educação.

“O objetivo não é apenas ensinar Processos de Negócio mas também avaliar até que ponto os alunos aprendem mais e/ou melhor com um jogo sério quando comparado com a forma de lecionar em OGFI baseada em casos de estudo e discussão na aula. Caso a experiência seja um sucesso, no próximo ano letivo pretende-se alargar a utilização de jogos sérios para mais aulas e outras disciplinas”, explica Miguel Mira da Silva, professor do Departamento de Engenharia Informática do IST.