Já lhe apareceu um anúncio ou conteúdo após falar no tema? Sim, o seu telefone está a ouvir as suas conversas. Mas há três passos (simples) para o evitar

Mais de um terço das pessoas em todo o mundo (36%) dizem ter visto um anúncio de um produto ou serviço a aparecer nos seus telemóveis logo após terem falado sobre ele ou terem assistido a algo relacionado com o mesmo na televisão, revela uma nova pesquisa da empresa de cibersegurança NordVPN.

 

Quase seis em cada dez consumidores (58%) admitem não ter ideia de como evitar que isso aconteça, e quatro em cada dez pessoas (42%) que repararam nos anúncios dizem que isso os fez sentirem-se rastreados ou seguidos.

Em vez de os dispositivos lerem a sua mente, este “product placement” personalizado deve-se a um tipo de monitorização de dados denominada rastreamento cruzado ultrassónico de dispositivos. É assim que as apps no seu smartphone ouvem o ruído de fundo, incluindo conversas, para recolher mais informações sobre si.

«Depois, partilham estes dados com outros dispositivos», diz Adrianus Warmenhoven, consultor de segurança cibernética da NordVPN.

Os smartphones foram, de longe, o local mais comum para encontrar estes anúncios personalizados. A maioria das pessoas (75%) que reconheceu o fenómeno, viu-o pela primeira vez no seu dispositivo portátil, com metade (52%) a vê-lo no computador e um quarto (27%) no seu tablet.

As informações que revelam o comportamento das pessoas entre dispositivos são extremamente valiosas para as empresas, mas este tipo de rastreamento é controverso devido à sua falta de transparência e às preocupações com a segurança dos dados dos consumidores.

Uma parte fundamental do rastreamento cruzado de dispositivos é a utilização de sinalizadores (beacons) de áudio, que são incorporados no ultrassom, frequências acima do nível que podem ser ouvidas por humanos, e podem ligar-se ao microfone nos nossos dispositivos sem que saibamos. Este é um dos motivos pelo qual muitas apps pedem permissão para aceder ao microfone do smartphone, mesmo que não envolvam usar a sua voz.

Adrianus Warmenhoven, consultor de cibersegurança da NordVPN, partilhou algumas dicas  para manter a espionagem de dispositivos afastada:

Altere as permissões da app. As apps no seu smartphone podem ter algumas permissões que não são necessárias. Por exemplo, porque é que uma app de edição de fotos precisaria de ter acesso ao seu microfone? Se as apps no seu telemóvel tiverem essas permissões não necessárias, deve revogá-las.

A Apple exige agora que as apps peçam a sua permissão antes de rastreá-lo a si ou ao seu iPhone em sites ou apps de outras empresas, e pode desactivar isso para todas as aplicações. Todas as alterações nas permissões das apps podem habitualmente ser feitas nas configurações de privacidade do seu dispositivo.

Use um browser privado. Se quiser evitar o rastreamento, é melhor usar um browser privado como o Tor ou o DuckDuckGo em vez do modo incógnito do Google Chrome. Estes browsers não traçam o seu perfil nem guardam nenhum dos seus dados pessoais para partilhar com profissionais de marketing.

Use uma VPN. Uma das melhores maneiras de se proteger de ser rastreado é usar uma VPN. Uma VPN é uma ferramenta que encripta todas as informações sobre a sua actividade na internet. Também interrompe o rastreamento baseado em IP porque disfarça o seu endereço IP.

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