
Já não é só texto, agora podem ligar-lhe a pedir dinheiro com um voz igual à de um familiar. Mas há truques (simples) para evitar ser enganado
As burlas por telefone recorrem cada vez mais a ferramentas de clonagem de voz, um tipo de software que se foi tornando cada vez mais acessível e eficaz ao longo do tempo. Os burlões utilizam clones de voz realistas para contactarem os familiares da pessoa que estão a imitar e extorquirem dinheiro simulando uma emergência. Adrianus Warmenhoven, especialista de cibersegurança da NordVPN, propõe medidas de precaução para se proteger a si e à sua família das burlas telefónicas através da clonagem de voz.
São elas:
Crie uma palavra de código para a família. Embora possa parecer infantil, definir uma palavra ou frase de código secreta, que apenas os membros da família conheçam, é uma medida de precaução eficaz. Esta deve ser utilizada em situações suspeitas, para verificar a identidade de alguém que diga ser membro da família.
Confirme antes de agir. Se receber uma chamada de um número desconhecido e não identificado, e se o seu amigo, familiar ou colega lhe fizer um pedido invulgar, desligue e volte a ligar-lhe através dos canais de comunicação habituais para esclarecer a situação. Pode fazer uma chamada telefónica ou utilizar uma aplicação de mensagens, a forma que for mais habitual para si.
Crie uma lista de contactos de emergência. Crie uma lista atualizada de familiares e amigos próximos que possam ser contactados rapidamente para averiguar situações suspeitas.
Tenha cuidado com aquilo que publica nas redes sociais. As redes sociais são o maior repositório público de amostras de voz para os cibercriminosos. Deve ter cuidado com o que publica nas redes sociais e com o modo como isso pode afetar a sua segurança graças ao aumento de deepfakes, clonagens de voz e outras burlas que as ferramentas de IA vieram possibilitar.