![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/12/smart.png)
Já ouviu a expressão “work smarter, not harder”? É o que tem de fazer. Veja aqui como consegui-lo
Um dos conselhos de carreira mais ouvidos é “trabalha arduamente” e é perfeitamente válido, porque não existem muitas pessoas de sucesso que não trabalhem (ou tenham trabalhado) arduamente. Mas, infelizmente, trabalhar arduamente não é suficiente.
Se está num emprego no qual o trabalho árduo e as horas extra não o diferenciam, ou não está motivado na sua carreira ou trajectória profissional, ou não há muita procura pela sua área, trabalhar arduamente não o vai levar longe.
Por isso, além do afinco, tem de trabalhar de forma inteligente, avança o Business Insider. E isso significa várias coisas:
- Concentrar-se em “entregar os resultados” mais importantes para a sua chefia.
- Mapear metas de carreira de longo prazo e planos para o próximo passo.
- Trabalhar para conseguir um emprego e uma carreira que o motive. É muito mais fácil ter sucesso quando está realmente motivado e gosta do que faz.
Claro que a definição de sucesso varia de pessoa para pessoa, por isso se se sente feliz no seu actual emprego e não sente necessidade de mudanças, então já se pode considerar um profissional de sucesso.
Como trabalhar arduamente, de forma inteligente
A partir do momento em que tenha tomado a decisão da carreira que quer seguir, o próximo passo é entrar no sector. Mesmo que não consiga a posição pretendida, a atitude mais inteligente é fazer o seu trabalho o melhor que sabe e colocar-lhe todo o empenho e dedicação possíveis. Mesmo que seja o melhor na sua função, essa não é a carreira que deseja, por isso deve desenvolver um plano para a sua próxima etapa, e não ficar à espera de que a sua chefia recompense a sua excelência, pois tem preocupações mais urgente do que a sua carreira.
Ao fazer um excelente trabalho, ganhará a confiança e reconhecimento dos seus colegas e agregará valor real à equipa. Então, quando chegar o momento ideal, poderá transmitir ao seu gestor que o seu objectivo é assumir outra função e que agradece qualquer conselho sobre como dar o próximo passo nessa direcção.
A resposta da chefia será reveladora. Se o feedback for negativo, a atitude inteligente será agradecer a transparência, continuar a fazer um óptimo trabalho e usar as horas livres para encontrar outro caminho para o próximo passo na sua carreira.
Se, por outro lado, o feedback for positivo, mostre-se confiante e peça para ser considerado quando surgir uma oportunidade.
Quando essa oportunidade surgir, será inteligente relembrar ao seu manager os seus interesses e objectivos. Nessa altura, como já ganhou a confiança da sua chefia, esta pode agradecer a sua dedicação e competência e propor-lhe a nova função.
Se assim for, aceite e torne-se excelente no novo cargo – ao mesmo tempo que elabora um plano para conseguir o próximo emprego que deseja. Caso contrário, tente descobrir quais são as objecções do manager, por que não lhe dá essa oportunidade, e pense como lidar com essas preocupações ao longo do tempo.
O que fazer se mudar de ideias
É claro que, depois de trabalhar numa determinada função durante algum tempo, pode decidir que, afinal, essa não é a carreira que quer.
Isso pode acontecer por vários motivos, incluindo:
- Não gosta do sector/área;
- Não é particularmente talentoso ou se sente motivado por qualquer trabalho no ramo;
- Não gosta dos horários (por exemplo, trabalhar por turnos ou fins-de-semana);
- Não gosta do nível de remuneração e benefícios;
- Aprendeu sobre outros sectores ou profissões das quais poderá gostar mais.
Se decidiu mudar de sector, “trabalhar de maneira inteligente” significa descobrir um passo inteligente em direcção ao que deseja.
Mudar de sector provavelmente será mais difícil do que mudar de função, porque não tem a vantagem de ter colegas que sabem que é de confiança, competente e bom colega. Porém, com a prática, aprenderá a apresentar a sua experiência e competências de forma a fazer essa transição com sucesso.
O preço de mudar de sector ou profissão também pode, claro, significar começar de novo por baixo. Mas se for o mais adequado para si, então pode valer a pena. Permanecer numa carreira que odeia não é a fórmula do sucesso.
Trabalhar arduamente e de forma inteligente significa não só fazer um excelente trabalho, mas também estar sempre atento e desenvolver e implementar um plano para conseguir o próximo emprego que deseja.