Os portugueses e residentes em Portugal passam a poder visitar 37 museus, monumentos e palácios do Ministério da Cultura no Continente, gratuitamente, 52 dias por ano, a qualquer dia da semana. Até agora a gratuitidade estava limitada aos domingos e feriados.
A decisão da Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, que entrou em vigor a 1 de Agosto, e permite também que cada pessoa visite mais de um museu ou monumento de tutela pública num dos 52 dias de gratuitidade.
À entrada em cada museu ou monumento, cada visitante deve apresentar numa das bilheteiras, uma primeira vez para registo, o seu Cartão de Cidadão e indicar o seu número de contribuinte. Quando entrar novamente num museu ou monumento deverá dirigir-se à bilheteira e voltar a apresentar o seu Cartão de Cidadão para lhe ser descontado o dia no computo dos 52 dias de acesso gratuito.
Entre os vários monumentos e museus estão o Convento de Cristo, em Tomar, os mosteiros dos Jerónimos, de Alcobaça ou da Batalha, o Museu Nacional da Música, em Mafra, o Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, em Peniche, os museus nacionais de Arte Antiga e de Arte Contemporânea, em Lisboa, o Museu Nacional de Conímbriga ou o Paço dos Duques, em Guimarães.