Já sabe como ter o cartão de cidadão e a carta de condução no telemóvel para não se preocupar se se esquecer da carteira? É simples. Mas há uma situação em que vai mesmo precisar dos documentos físicos

Já é possível ter o seu cartão de cidadão e carta de condução no telemóvel através de uma carteira digital. O Ekonomista explica como.

 

Assim, se pretende adicionar o seu cartão de cidadão e/ou carta de condução no seu telemóvel só necessita de ter a Chave Móvel Digital (CMD) activa e instalar a aplicação oficial.

 

Como aderir?
O processo é relativamente simples e só necessita de seguir os seguintes passos para obter a sua carta de condução e cartão de cidadão no telemóvel:

  • Instalar a aplicação gratuita id.gov.pt disponível para Android e IOS;
  • Activar a sua conta através da CMD. Após a activação poderá guardar, consultar e partilhar as informações dos documentos guardados;
  • Se não tiver CMD activa, realize o pedido online no site autenticação.gov ou presencialmente no Instituto de Registos e Notariado ou o Espaço Cidadão;
  • Após activar a sua conta com a CMD deve seleccionar se pretende carregar os documentos um a um, podendo assim eleger os que pretende adicionar, ou carregá-los todos de uma vez.

 

Após concluir todo o processo de adesão, os documentos passam a estar disponíveis numa «carteira digital».

A partir da aplicação pode consultar os dados do seu cartão, por exemplo, do cartão de cidadão, identificar-se perante as autoridades ou ainda exportar um documento PDF com certificação digital.

O funcionamento da aplicação não requer ligação à Internet, mas nessas situações só poderá consultar os dados dos documentos guardados na sua carteira.

Tenha em consideração que a aplicação é válida exclusivamente em Portugal. Por isso, se viajar ou estiver no estrangeiro deverá possuir sempre consigo os cartões físicos necessários.

A aplicação oficial também permite que guarde outros documentos, tais como o cartão da ADSE, cartão de funcionário e cartão jovem.

Ler Mais