Já são conhecidos os vencedores da quarta edição do Prémio Inovação em prevenção da Ageas Seguros

Pelo quarto ano consecutivo, a Ageas Seguros, com a revista Exame, apresentam o Prémio Inovação em prevenção e revelam as empresas que mais inovam em matéria de prevenção, promovendo assim uma Cultura de gestão de risco e de comportamento seguro.

Dividido em três categorias – Pessoas, Património e Ambiente – e com o Melhor Projecto de Inovação em Prevenção, a iniciativa conta ainda com a colaboração de parceiros, como o ISQ, Ordem dos Economistas, CIP – Confederação Empresarial de Portugal, ANI – Agência Nacional de Inovação, IAPMEI, COTEC Portugal, AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, Compete 2030 e A Cor do Dinheiro.

Este ano, os vencedores das diferentes categorias do prémio são:

Melhor projecto em Pessoas – Anywind – Energias renováveis, LDA

O Programa Safety Credit Card (SCC), implementado em 2020, previne acidentes no trabalho e promove a Higiene e Segurança no Trabalho (HST) através de um sistema de pontuação. Cada colaborador recebe um cartão virtual com 100 pontos iniciais, reflectindo a sua atuação em HST.

O programa opera via app, onde situações de risco são reportadas, criando pontos convertíveis em bónus mensais, como por exemplo prémios financeiros e valores que podem ser atribuídos a causas sociais. Desde a implementação, o SCC melhorou o reporte de incidentes, reduziu acidentes e promoveu melhorias das condições de trabalho.

Ambiente – Acatel – Acabamentos têxteis, S.A.

Através do projecto “Micro Nebula”, a Acatel representa uma inovação significativa na indústria têxtil, utilizando nanobolhas de ar em substituição da água nos procedimentos de desgaste. Esta tecnologia, que incorpora técnicas de micronização e nebulização, oferece uma série de vantagens, incluindo a redução de custos, economia de água, diminuição no uso de produtos químicos e economia de energia. Além disso, o projecto demonstra um compromisso contínuo com a inovação e o desenvolvimento sustentável, com resultados impressionantes, como a redução de até 80% no uso de água e de 97% nos resíduos produzidos.

Património – Vantage Towers, S.A.

O projecto de Instalação Smartlock visa substituir fechaduras tradicionais por modelos inteligentes, permitindo a identificação dos utilizadores e a comunicação em tempo real da abertura/fecho. A Vantage Towers realiza esta gestão e através de chaves electrónicas sincronizadas por uma aplicação, conseguindo monitorizar quem está nas estações. Desta forma, é possível garantir a segurança dos trabalhadores, a impossibilidade da cópia das chaves, uma manutenção preventiva e corretiva, o controle de acessos e a proteção da infraestrutura e segurança pública. Adicionalmente, permite reduzir os esquecimentos de chaves, comportamentos desviantes, reclamações e roubos de cobre e baterias.

 

Destaque, ainda, para as empresas que receberam uma menção honrosa: S.C.A. – Sociedade Conserveira Açoriana, LDA, na categoria Ambiente, e I.C.C. – Indústrias e Comércio de Calçado, S.A., na categoria Pessoas. Além destas categorias, o prémio “Melhor Projecto de Inovação em Prevenção” foi atribuído à Acatel – Acabamentos têxteis, S.A.

A cerimónia da entrega do prémio aconteceu no Edifício Ageas Tejo, no dia 28 de Maio, e contou com a presença de vários nomes relevantes no sector, como José Gomes e Gustavo Barreto, membros da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal; Tiago Freire, director da Exame; Margarida Vaqueiro Lopes, editora da Exame; Clara Raposo, vice-governadora do Banco de Portugal; empresários representantes dos vencedores da 3.ª edição; entre outros.

Ler Mais