Já são conhecidos os vencedores do Protechting 4.0

Nevaro, Skylab e Alfredo como as vencedoras da quarta edição do Protechting, programa de inovação da Fosun e da Fidelidade, em parceria com o Hospital da Luz Learning Health e o banco privado alemão Hauck & Aufhäuser. Devido à pandemia COVID-19, a edição de 2020 realizou de forma virtual.

Por Sandra M. Pinto

 

 

A iniciativa, que vai já na sua quarta edição, tem como objectivo apoiar o desenvolvimento de projectos que contribuam para melhorar a protecção das pessoas em áreas estratégicas, como Healthtech, Insurtech, demonstrando uma preocupação acrescida nas temáticas relacionadas com o desenvolvimento sustentável.

José Villa de Freitas, Fidelidade

José Villas de Freitas, do marketing da Fidelidade, deu as boas-vindas aos participantes, ao júri e ao público «elogiando a participação de todos», e assinalando a realização desta quarta edição num momento particularmente «difícil e complicado para todos, mas que demonstra mais uma vez o enorme compromisso da Fosun e da Fidelidade para com a inovação».

Desde a sua primeira edição, o programa Protechting já recebeu cerca de 900 candidaturas de startups provenientes de 60 países.

Assente na visão partilhada da Fidelidade e da Fosun que define o empreendedorismo como uma fonte de inovação essencial na construção das sociedades do futuro, o programa Protechting, desenvolvido com o apoio da consultora de inovação Beta-i, tem como objectivo fomentar uma cultura de acolhimento e desenvolvimento da inovação, facilitando o acesso a recursos importantes para a evolução e concretização de ideias de negócio.

Rogério Campos Henriques, vice-Presidente Fidelidade

Esta edição do programa dedicado à aceleração e captação de startups, reforçou «o crescimento alcançado nas edições anteriores, apresentando-se mais internacional», sublinha Rogério Campos Henriques, vice-presidente da Fidelidade. «Atingimos o número recorde de 400 candidaturas, provenientes de 53 países e cinco continentes, o que representa um aumento de 40%, em comparação com a edição anterior», destaca.

 

As vencedoras

As três startups vencedoras foram Nevaro, Skylab e Alfredo. A primeira , a actuar na área de Healtech, foi distinguida com o primeiro prémio pelo trabalho que realiza no combate à ansiedade, com recurso a Gamificação e Biofeedback, permitindo ao paciente uma recuperação mais eficiente. Já a Skylab, da área Insurtech, que refira-se foi ainda distinguida com o voto do público, fornece insights e análises para resolver problemas de negócios em qualquer parte do mundo, através de informações de dados geoespaciais. Por fim, e também na área de Insurtech, a Alfredo recorre à utilização de Inteligência Artificial e Big Data para fornecer avaliação de qualquer imóvel residencial em Portugal.

Rita Maçorano, da Nevaro

A Nevaro, que foi distinguida como a startup com o melhor modelo de negócio, recebeu ainda um prémio monetário no valor de 10 mil euros.
Os três projectos vencedores do Protechting 4.0 terão acesso a alguns dos maiores investidores, tendo, ainda, a oportunidade de integrar e desenvolver os seus negócios com a Fosun, Fidelidade, Luz Saúde ou Hauck & Aufhäuser.

 

A quarta edição apresentou um Track de Aceleração em que startups de menor maturidade, de geografias mais emergentes, mas estratégicas para o grupo de stakeholders, participaram num processo de aceleração dos seus modelos de negócio por forma a melhor estarem preparados a integrar futuros programas de desenvolvimento de pilotos com os parceiros. Essas startups foram a Mentora Health, Hug-a-Group e Juakali.

Para além de reforçar o âmbito global do projecto, o Protechting 4.0 marcou presença em novas e mais emergentes geografias originárias dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs) e do Perú. «Adicionou a sustentabilidade no negócio como critério de selecção das startups, exigindo, assim, um compromisso em trabalhar no futuro com projectos que tenham um impacto mais sustentável para a sociedade», sublinhou José Villas de Freitas.

 

Ler Mais