KPMG: «Manter as pessoas conectadas é fundamental»

Na KPMG, o Employer Branding é encarado como um conceito dinâmico que acompanha as mudanças nas expectativas e perspectivas das novas gerações.

 

Adaptar o conceito de Employer Branding àquilo que os potenciais colaboradores procuram numa empresa para trabalhar é crucial para a KPMG no momento de comunicar a sua proposta de valor de forma transparente, clara e humana. Porque nos tempos que correm uma fórmula única já não funciona, a empresa procura continuamente considerar a diversidade de perfis, interesses e experiências dos candidatos que quer atrair. E esta é a chave para o sucesso de qualquer estratégia de recrutamento, como explica Catarina Azevedo, directora de People & Culture da KPMG, em entrevista à Human Resources.

 

Qual a importância do Employer Branding para a Gestão de Pessoas da KPMG e para o negócio?
O Employer Branding é extremamente importante para a Gestão de Pessoas da KPMG, bem como para o negócio em si, por várias razões. Desde logo, uma marca empregadora forte é essencial para atrair talentos qualificados para a empresa, o que é especialmente importante no sector de consultoria, onde a competição por talentos é uma realidade. Por outro lado, promove a fidelização das nossas pessoas na empresa a longo prazo, garantindo que estas se sentem valorizadas e têm clareza do seu propósito e da empresa.

O Employer Branding pode ajudar a definir a imagem pública da empresa e afectar a sua posição no mercado, ou seja, promove a reputação. Por seu lado, esta pode contribuir também para o desenvolvimento de negócio e, como consequência, ter impacto nos resultados da empresa.

A marca empregadora é crucial para atrair e reter os melhores talentos do mercado, que são fundamentais para o sucesso da empresa. Através do investimento contínuo na marca empregadora, podemos destacar a cultura de colaboração, excelência profissional e compromisso com a diversidade e inclusão, e desenvolver um negócio sólido e próspero.

 

Factores externos como a inflação, a guerra ou o contexto político nacional, têm impacto na forma como os colaboradores se envolvem com a empresa?
Em tempos de incerteza e de mudança, o desafio de manter as pessoas conectadas é fundamental. Por isso, promovemos uma comunicação com impacto e efectiva, em vários momentos da vida das nossas pessoas, através de vários momentos de partilha e celebração que fortalecem o orgulho de pertencer à KPMG.

 

Em traços gerais, como define a proposta de valor da KPMG enquanto entidade empregadora e de que forma esta EVP tem vindo a evoluir com o tempo?
A nossa proposta de valor assenta nos nossos valores: integrity, excellence, courage, together, for better. Passa também pela certeza de que todos trabalhamos diariamente para a promoção de uma mudança positiva no mundo.

Numa perspectiva concreta, a proposta de valor reflecte-se nos projectos que fazemos, na diversidade de clientes e áreas de negócio e no conjunto de benefícios bastante alargado que as nossas pessoas têm à sua disposição, desde o momento em que iniciam funções. O ambiente de trabalho é de colaboração, rico, diverso e principalmente inclusivo, com um acompanhamento da carreira de cada pessoa desde o momento zero. A EVP da KPMG tem evoluído ao longo do tempo à medida que a empresa cresce e evolui para atender às necessidades das suas pessoas e do mercado em constante mudança.

 

De que forma estão a moldar a marca empregadora às expectativas das novas gerações? Que expectativas são essas e como a KPMG lhes dá resposta?
A forma como as novas gerações olham para o trabalho está a mudar. Ao longo de várias décadas, a maioria ambicionava ter um “emprego para a vida”. Isso não acontece, actualmente, com os mais jovens. Estes valorizam mais os projectos, as experiências e os propósitos do que a empresa x ou o cargo y, e é importante que as organizações tenham isso presente na hora de desenvolver a sua estratégia de Employer Branding. Empresas socialmente responsáveis, com um ambiente dinâmico e inclusivo que promove experiências internacionais e de carácter multidisciplinar estarão, à partida, na linha da frente do recrutamento destas novas gerações.

Esta questão da internacionalização que refiro é, de facto, muito importante, e um aspecto que é abordado muitas vezes pelos jovens. A procura por experiências profissionais noutros países tem aumentado, fruto da globalização e de um novo paradigma construído a partir do ensino universitário, com programas como o Erasmus. Isto é algo que temos em conta na KPMG, onde conseguimos muitas vezes dar resposta a esta ambição, fruto da nossa rede global e dos vários projectos que desenvolvemos por todo o mundo. O ano passado, por exemplo, tivemos equipas em mais de 25 geografias.

Mas, pensando na empresa como um todo, o processo de agradar à globalidade dos colaboradores não é simples. Numa empresa como a KPMG, por exemplo, somos mais de 1600 colaboradores, com diferentes backgrounds, faixas etárias e, por isso, com objectivos e formas de ver o trabalho também diferentes. Esta gestão dos interesses das várias pessoas e a procura por garantir que todos estão motivados e satisfeitos é um desafio, mas sinto que estamos num bom caminho para poder ir ao encontro da vontade de todos os nossos colaboradores.

 

De que forma os colaboradores assumem um papel importante na comunicação da marca empregadora?
As nossas pessoas são fundamentais na promoção da marca e todos os colaboradores são embaixadores da marca.

Este papel começa quando se inicia funções na empresa e não termina quando se sai; prolonga-se ao longo do tempo, enquanto membro da nossa comunidade de Alumni, que muito valorizamos. Este é um papel activo de cada pessoa, que naturalmente também traz alguns desafios. Numa era de redes sociais e de uma grande facilidade de partilha de mensagens, é importante que cada pessoa saiba a responsabilidade que tem ao estar associada à marca da organização em que trabalha, e isso é também um trabalho relevante do ponto de vista das equipas internas de comunicação e recursos humanos.

 

Como é que a KPMG promove o Employer Branding interna e externamente?
Há duas importantes mensagens que procuramos passar interna e externamente relativamente à nossa estratégia de Employer Branding: por um lado, a nossa proposta de valor para o mercado de talento, que integra a excelência, o rigor e a qualidade do nosso trabalho, assim como a transparência que defendemos em tudo o que fazemos; e, por outro, a criação de um contexto de aprendizagem contínua, num ambiente inclusivo, diverso e colaborativo que se concretiza num bom ambiente de trabalho diário e numa maior ligação entre as equipas de várias áreas, fruto do modelo multidisciplinar que aplicamos no nosso trabalho.

Mais concretamente, numa perspectiva externa, valorizamos a relação que mantemos com as universidades, e por isso desenvolvemos vários protocolos e estamos presentes em feiras de emprego por todo o país. O contacto com os estudantes é fundamental para que possamos dar a conhecer a KPMG, mas também ouvi-los e perceber quais as suas motivações. Nesse sentido, temos também um programa de embaixadores em várias universidades, que promovem os valores e a cultura da KPMG junto dos seus colegas. Nesta óptica de proximidade com os estudantes, organizamos também, ao longo do ano, os nossos KDay, eventos de speed recruitment onde, em apenas um dia, os jovens talentos passam pelas várias fases do processo de recrutamento, tornando mais célere um processo que poderia demorar semanas.

Internamente, orgulhamo-nos de dar voz às nossas pessoas e criámos o Next Generation Council, que junta 30 pessoas, tradicionalmente das mais juniores da empresa, que constroem planos de acção nos vários temas em que estão inseridos, que são depois apresentados ao Conselho de Administração e postos em prática. Temos também um Comité de Inovação, que “vive” das ideias criativas das nossas pessoas, algumas delas a ser aplicadas neste momento. Por fim, fazemos anualmente um survey a todas as nossas pessoas para recolher a sua opinião sobre o dia-a-dia na KPMG e possibilidades de mudança. Esta é uma ferramenta fundamental que nos ajuda depois a determinar a estratégia da empresa de forma a ir ao encontro das necessidades e das preocupações de todos os que trabalham connosco.

 

De que forma a KPMG comunica externamente a sua marca empregadora de forma a atingir potenciais candidatos nas universidades e noutros locais?
Em cada interacção com o mercado de trabalho, a KPMG transmite uma mensagem clara: somos uma empresa que reconhece e valoriza o talento. A nossa proposta de valor é focada em atrair e reter as melhores pessoas, oferecendo- -lhes um ambiente de trabalho motivador e recompensador. Somos honestos e abertos sobre o que somos, o que fazemos e o que oferecemos às nossas pessoas. Investimos na formação e no desenvolvimento contínuo das nossas pessoas, e promovemos um ambiente colaborativo. Acreditamos que o trabalho em equipa é essencial para alcançar melhores resultados.

 

Qual a estratégia da KPMG no que diz respeito ao desenvolvimento individual dos colaboradores e como é este ponto comunicado em termos de Employer Branding?
Na KPMG, o desenvolvimento profissional é uma prioridade. Investir no desenvolvimento das nossas pessoas é fundamental para o crescimento da KPMG. Por isso, proporcionamos diversas oportunidades de desenvolvimento, tanto em termos de experiência profissional como de formação. Adicionalmente, realizamos avaliações individuais regulares para identificar os pontos fortes e as áreas de desenvolvimento de cada um. Além disso, promovemos um feedback constante e regular, para ajudar cada um a crescer profissionalmente.

 

Em que é que a experiência de trabalhar na KPMG é verdadeiramente única?
Trabalhar na KPMG é uma experiência muito enriquecedora por várias razões:

  • Temos projectos, clientes e pessoas excepcionais. A nossa diversidade e multidisciplinariedade faz de nós uma empresa inovadora, que desafia as suas pessoas a pensar de forma diferente e a encontrar novas soluções;
  • O nosso dia-a-dia é uma constante aprendizagem. Os projectos são sempre diferentes, em multigeografias e multiculturas, e por essa razão muito enriquecedores, ampliando a nossa visão de mundo;
  • Cada projecto integra importantes vertentes de inovação e tecnologia, além de um investimento relevante em pesquisa e desenvolvimento, de forma a podermos encontrar, criar e implementar as melhores soluções para os nossos clientes;
  • A nossa cultura é única e inspiradora. Valorizamos a diversidade, a inclusão, o trabalho em equipa. Proporcionamos um ambiente de trabalho harmonioso, positivo e motivador, onde todos se sentem valorizados e respeitados.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Employer Branding” publicado na edição de Abril (n.º 160) da Human Resources.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

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