Levar a alegria e o improviso para dentro de cada empresa
Por César Gouvêa, responsável da área de Criação e Conteúdos da Operação Nariz Vermelho
No início, tinha a ideia de pegar na arte do improviso, e na capacidade que o Palhaço tem de se adaptar a quaisquer circunstâncias, e apresentar um workshop fechado que pudesse ser feito com qualquer empresa, para ajudar os colaboradores a “vestir a camisola” pela empresa e a superar os desafios que surgiram após a pandemia.
Passado um ano, e depois de ter levado o workshop “O Improviso: a arte de criar uma boa ligação” a mais de 40 empresas, chego à conclusão de que a maior mais-valia deste formato é a sua versatilidade, já que é possível adaptá-lo às necessidades específicas de cada equipa. E aquele modelo inicial desdobrou-se em tantas versões que, agora, já não há dois workshops iguais: cada empresa recebe um modelo específico e irrepetível.
É como se cada empresa fosse um quarto de hospital: os Doutores Palhaços também têm um momento inicial de transmissão com as equipas médicas, na qual ficam a saber as necessidades das crianças que vão visitar, e só depois partem ao encontro delas; nas empresas, também há uma primeira reunião com o gestor ou líder que nos procura, na qual compreendemos o que é preciso trabalhar, as necessidades específicas daquela equipa, e depois vamos ao encontro dela e criamos um workshop à medida do que nos foi pedido.
E quais foram as principais necessidades que as empresas nos apresentaram? Reestruturação ou novidades no seio das equipas ou, num plano mais amplo, na empresa como um todo; mudança do director ou líder da equipa; mudança no rumo da empresa, derivado de mudanças no próprio mercado; foco do cliente (tal como a criança é a fonte de inspiração para o palhaço, também é o cliente que inspira a direcção que a empresa toma); dificuldade de aceitar e enfrentar imprevistos; aprender a ver os problemas como oportunidades de melhoria e crescimento; aprender a abraçar a criatividade e a ganhar resiliência; e a necessidade de reforçar a comunicação entre os elementos de uma equipa.
Para tudo isto, a resposta está na linguagem do Palhaço. Em aplicar as ferramentas e as técnicas que os Doutores Palhaços usam junto das crianças hospitalizadas no seio das empresas. A prova de que é possível ligar estas duas realidades que, embora possam parecer distantes, não estão, é que ao longo do ano de 2024 levámos o Workshop do Improviso e as Cápsulas do Improviso – um modelo pensado para eventos – a mais de 40 empresas e mais de seis mil colaboradores de todo o país e das mais diversas áreas de actividade.
Em 2025, queremos chegar mais longe. Queremos levar a alegria dos Doutores Palhaços a mais pessoas e ajudá-las a encarar de forma mais positiva as mudanças e os desafios com que todos os dias lidam no trabalho, e para os quais precisam, cada vez mais, de estar preparadas. E aprender a reconhecer que o nosso maior ouro é dizer SIM a quem somos e que um grupo forte é composto de indivíduos diferentes, mas unidos pelo mesmo objectivo!