L’Oréal: Por um mundo mais equilibrado e justo

Na L’Oréal, a diversidade e a inclusão são pilares fundamentais da estratégia corporativa, não só como motor de inovação, como também de performance e produtividade.

 

Diversidade, equidade e inclusão são pontos incontornáveis da estratégia e missão da L’Oréal. Para a marca, estas práticas não apenas promovem a inovação e melhoram a performance, como também reflectem a base global de consumidores da mesma. Para Sara Silva, directora de Relações Humanas da L’Oréal Portugal e DE&I Lead Espanha e Portugal, esta é uma forma de dar resposta a um dos grandes desafios das empresas. «Acreditamos que um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo é essencial para atrair e reter talentos e para criar uma cultura corporativa que valoriza as diferenças e promove o respeito e a igualdade», defende.

Nesse sentido, um dos grandes compromissos da empresa é promover a igualdade de género e fomentar ambientes inclusivos para pessoas LGBTQIA+, assim como acelerar a inclusão de pessoas com deficiência na organização e na sociedade, e valorizar colaboradores e consumidores de todas as gerações, além de acolher e promover pessoas de diferentes origens socioeconómicas e culturais.

Na L’Oréal Espanha e Portugal, trabalham colaboradores de mais de 30 nacionalidades diferentes, e isso é algo que é muito valorizado pela equipa. «Todos os anos, unimo-nos à celebração do Mês Europeu da Diversidade, realizamos formações de sensibilização e incentivamos a mobilidade internacional dos nossos colaboradores para enriquecer a troca de experiências culturais e o seu crescimento profissional e pessoal», afirma Sara Silva.

 

Top 10 da igualdade de género
A igualdade de oportunidades de carreira para homens e mulheres é outra das prioridades da política de igualdade da L’Oréal e é assegurada através de políticas de remuneração equitativa, programas de mentoria e desenvolvimento de liderança, assim como práticas de recrutamento e promoção que garantem a paridade de género. «Monitorizamos constantemente os nossos processos internos, de forma a eliminar qualquer viés de género e para promover um ambiente de trabalho justo e inclusivo», adianta a directora de Relações Humanas da L’Oréal Portugal e DE&I Lead Espanha e Portugal.

Na verdade, as medidas e orientações de uma política de paridade justa valeram à L’Oréal um lugar no Top 10 das empresas com maior igualdade de género do mundo, ao conquistarem o nono lugar no Relatório e Ranking de Igualdade de Género 2024 elaborado pela Equileap, uma empresa especialista independente em igualdade de género, diversidade e métricas de inclusão.

Neste contexto, a L’Oréal tem, ainda, como meta alcançar a paridade de género em todos os níveis de gestão. «Actualmente, cerca de 50% dos nossos cargos de gestão são ocupados por mulheres», partilha a mesma responsável. Para alcançar estas metas, a multinacional implementa regularmente programas de desenvolvimento de liderança, políticas de promoção interna e iniciativas que oferece benefícios e incentivam o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, como o programa “Share & Care”, que celebra 10 anos de apoio social e inovação.

 

Inclusão a vários níveis
As pessoas com deficiência são igualmente abrangidas pelos planos de inclusão da L’Oréal, e muitas são as medidas que colaboram para a plena integração e bem-estar destes colaboradores. Nesse sentido, Sara Silva chama a tenção para as estratégias da empresa, que incluem a adaptação dos espaços de trabalho de forma a garantir a acessibilidade, a par de programas de recrutamento focados em pessoas com deficiência e das diversas parcerias com organizações especializadas.

«Implementamos, também, programas de sensibilização e formação para todos os colaboradores sobre a inclusão de pessoas com deficiência, garantindo, assim, um ambiente de trabalho inclusivo e respeitador », defende.

Mas a inclusão vai mais “longe” na L’Oréal. O programa “L’Oréal for All Generations” é um exemplo disso e promove a integração laboral de colaboradores com mais de 50 anos, viabilizando uma abordagem à diversidade geracional que inclui políticas de contratação e que valorizam tanto jovens talentos como profissionais experientes. Sobre isso, Sara Silva acrescenta, ainda, que são constantemente implementados programas de tutoria intergeracional e que a aprendizagem contínua é altamente promovida entre as diversas equipas. «Promovemos workshops e formações sobre diversidade, equidade e inclusão, e incentivamos a criação de grupos de afinidade dentro da empresa para discutir e promover estas temáticas», destaca a mesma.

A diversidade de pensamento é também ela valorizada através da criação de equipas multifuncionais e interculturais, incentivando a colaboração e a troca de ideias, entre pessoas dos vários grupos, que têm aqui mais uma oportunidade de assumir a sua autenticidade «Promovemos também a formação contínua e o desenvolvimento pessoal, assegurando que todas as vozes são ouvidas e consideradas no processo de tomada de decisão. Temos o orgulho de apresentarmos índices elevados de segurança psicológica, que é um indicador de que podemos ser nós próprios, com os nossos valores e pensamentos », complementa.

Sobre os programas ou iniciativas globais da L’Oréal, relacionados com a diversidade e inclusão, que são implementados em todas as suas filiais – Portugal incluído –, a DE&I Lead Espanha e Portugal refere o “Share & Care” e o “L’Oréal for the Future”, que promovem a inclusão e a sustentabilidade. Já iniciativas como o “Out@L’Oréal” e políticas de inclusão de pessoas com deficiência são adaptadas às realidades locais, mas mantêm um enfoque global. «Também participamos em campanhas globais de sensibilização, como a luta contra a violência baseada no género e temos o privilégio de as nossas marcas contribuírem para a sensibilização pública de temas urgentes e importantes. A L’Oréal Paris, por exemplo, está empenhada em combater o assédio em locais públicos através do seu programa Stand Up e da sua metodologia 5 Ds – cinco ferramentas simples e eficazes para ajudar as pessoas a intervirem de forma segura quando testemunham ou passam por situações de assédio num local público», conclui.

 

Viver o hoje a sentir o amanhã
De forma a testar o sucesso de todas estas medidas, a L’Oréal avalia o progresso e os resultados das suas iniciativas de diversidade e inclusão através de métricas e indicadores-chave de desempenho específicos para diversidade e inclusão. «Realizamos pesquisas internas de satisfação dos colaboradores, análises de equidade salarial e relatórios de progresso anuais que nos permitem ajustar as nossas estratégias conforme necessário», reforça Sara Silva.

No entanto, para que exista sucesso nos programas implementados, é essencial que os colaboradores se envolvam activamente nas iniciativas de diversidade e inclusão, e esse convite é feito através de campanhas internas de sensibilização, formações obrigatórias sobre diversidade equidade e inclusão, e pela criação de grupos de afinidade nos quais os colaboradores podem partilhar experiências e ideias. No entanto, a organização está aberta a outro tipo de iniciativas: «Reconhecemos e premiamos os esforços individuais e de equipa que contribuem para um ambiente de trabalho mais inclusivo. A diversidade é um compromisso de todos, e não apenas de RH. Desde o Comité Executivo a todas as funções, todos temos uma obrigação individual e colectiva de assegurar que somos uma empresa inclusiva, internamente e na sociedade onde operamos », reflecte Sara Silva.

Vivendo no presente, mas já olhando para um futuro ainda mais inclusivo, diverso e equitativo, a verdade é que existem ainda alguns obstáculos que deverão ser ultrapassados. Assim, sobre os maiores desafios na implementação de políticas de diversidade e inclusão, a L’Oréal chama a atenção para a resistência à mudança, a gestão de preconceitos inconscientes e a adaptação de políticas globais às realidades locais. «Superamos estes desafios através de uma comunicação transparente, formação contínua e pela promoção de uma cultura de inclusão e respeito. A liderança da L’Oréal está comprometida em promover a diversidade, equidade e inclusão como valores fundamentais da nossa organização», conclui.

 

Este artigo faz parte do Especial “Igualdade, Diversidade e Inclusão” publicado na edição de Agosto (n.º 164) da Human Resources.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais