L’Oréal Portugal lança programa de empregabilidade para desempregados
A 2.ª fase do “Embeleza o teu futuro” tem início já em Abril. Em 5 meses o projecto de empregabilidade e formação potenciou a sustentabilidade financeira de 42 participantes. Veja como concorrer.
A L’Oréal Portugal, em parceria com a Adecco, a PROGMA – about people e a SAPANA.org, apresenta os resultados do “Embeleza o teu futuro”, um programa de formação e empregabilidade, lançado em Julho de 2016, dirigido a jovens desempregados, que na sua primeira temporada contou com a participação de 71 jovens desempregados há mais de um ano ou em condição socioeconómica vulnerável.
Em 5 meses o projecto potenciou a sustentabilidade financeira de 42 participantes, quer por via de um contrato de trabalho para outrem, quer por via da criação do seu próprio negócio. Os restantes participantes encontram-se em processo final de entrevistas, outros no envio de candidaturas, mas sempre acompanhados pelas entidades parceiras e com um único objectivo: proporcionar formação e empregabilidade a jovens desempregados.
A segunda fase do programa inicia já em Abril, pelo que todos os jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, do distrito de Lisboa e desempregados há um ano, podem inscrever-se em: geral@embelezaoteufuturo.pt. Com o desenvolvimento do “Embeleza o teu futuro” a L’Oréal pretende o quanto possível expandir o projecto para outras regiões do país.
Para o desenvolvimento do “Embeleza o teu futuro” a L’Oréal contou com o apoio destas três entidades que ajudaram os jovens participantes com formação e mentoria, através da promoção da sua formação base, proporcionando assim mais valências e autoestima, factores que contribuem para a sua empregabilidade. A Adecco, a PROGMA – about people e a SAPANA.org trabalharam essencialmente nas áreas comportamentais: marca pessoal, comunicação, vendas, entre outros.
A primeira edição deste projecto decorreu entre Julho e Dezembro de 2016, em diversos pontos da cidade de Lisboa e em alguns bairros mais carenciados, como por exemplo o Bairro da Apelação, a Quinta da Lage e a Quinta do Mocho, através de um processo de mentoria individual e em grupo. Da L’Oréal Portugal participaram mais de 30 colaboradores, que se voluntariaram para fazer mentoria individual aos participantes de forma a que todos conseguissem alcançar os seus objectivos.
Na fase final do programa foi realizada uma Feira de Emprego, na qual os formandos puderam efectuar um pitch de apresentação pessoal perante um conjunto de jurados e potenciais empregadores.«No âmbito da estratégia de responsabilidade social da L’Oréal, a empresa tinha definido como prioritário a implementação em Portugal de um programa de formação e empregabilidade de jovens em risco socioeconómico, concretamente no sector da beleza. Definido o perfil dos participantes e identificados os parceiros privilegiados, 2016 foi o ano de lançamento do projecto, que resultou na colocação de 42 dos 71 participantes. Considerando os excelentes resultados da primeira temporada do “Embeleza o teu futuro”, o projecto vai manter-se em 2017, com a finalidade de continuar a fazer a diferença na vida de jovens desempregados», assegura Inês Caldeira, directora-geral da L’Oréal Portugal.
De acordo com Ana Freitas Reis e Carolina Almeida Cruz, parceiras do programa, «foram seis meses intensivos mas muito gratificantes, uma vez que assistimos a exemplos de testemunhos do impacto real que o projecto teve na vida destas pessoas». Foram muitos os testemunhos, mas alguns marcaram as entidades envolvidas, como por exemplo o da Cristina Gonzalez que conseguiu um contrato de trabalho numa cadeia de lojas de maquilhagem. «Inscrevi-me no programa porque queria conhecer melhor o mercado de trabalho. No entanto, descobri que no final o meu conhecimento seria muito mais profundo. Agradeço a todas as pessoas envolvidas neste projecto e as oportunidades que me proporcionaram.»
“Embeleza o teu futuro” é um projecto que integra o programa de sustentabilidade do Grupo L’Oréal, “Sharing Beauty with all”, que visa corresponder aos objectivos estabelecidos para 2020, os seus compromissos e conquistas. Focado na sustentabilidade, “Sharing the Beauty with all” assenta em quatro pilares – inovação, produção, bem-estar e desenvolvimento.
Para mais informações sobre este programa aceda a: http://www.sharingbeautywithall.com/en