Médis: Muito mais que um seguro de saúde
Fomos pioneiros. Somos uma marca de referência e excelência com uma equipa que nos enche de orgulho pelo empenho e dedicação que aporta todos os dias não só ao mercado, mas às pessoas.
Os motivos são mais que muitos para que a Médis seja, ao dia de hoje, uma marca de rigor, próxima, humana, inovadora e que, apesar de ter crescido e evoluído, mantém a sua missão inalterada, a de fazer bem à saúde dos portugueses. Além disso, com a visão de que a saúde é diferente de pessoa para pessoa, na Médis adaptamos as propostas a cada cliente e fase de vida, numa mutação constante que faz uso da tecnologia, de forma humanizada e adequada a cada um. Neste sentido, todos estes aspectos têm contribuído para reforçar a confiança por parte dos nossos clientes, tornando-a uma peça fundamental para a continuidade do nosso trabalho.
Um caminho percorrido e mais a percorrer
Há 25 anos que continuamos a percorrer um caminho no desenvolvimento de serviços de qualidade, tornando-se imperativo recordar o momento em que surgimos. O Serviço Nacional de Saúde tinha 20 anos de existência e a saúde privada ainda era pouco expressiva. Os seguros, do ponto de vista do financiamento, funcionavam apenas por sistema de reembolso e o mercado estava fortemente dominado pelos seguros de grupo de grandes empresas, com pouco foco na prestação de cuidados de saúde individuais. Foi aqui que encontrámos a oportunidade de trazer disrupção ao mercado, uma vez que tínhamos conhecimento, a partir de benchmarks internacionais, que seria possível inovarmos no acesso, na experiência do cliente e nos processos e criámos um sistema revolucionário que integrava prestadores de cuidados de saúde e clientes, garantindo a maior qualidade na prestação, aliada a uma gestão processual mais simples. Fomos a primeira seguradora a introduzir o Managed Care em Portugal, uma rede de prestadores de saúde convencionada, no sector dos seguros, assim como os conceitos de gatekeeping, referenciação, triagem, disease e utilization management. Aos poucos e poucos ficámos líderes neste segmento de mercado.
Neste quarto de século, a Médis tornou-se mais digital, mais próxima, disponível, e vanguardista na criação de uma linha de triagem à distância de uma chamada, enquanto colocava os médicos no ecrã do telemóvel à distância de um clique, tudo 24 horas por dia, todos os dias do ano. E no ano em que a Médis celebra o seu 25.º aniversário, lançámos a Protecção Oncológica Reforçada e a linha de Oncologia. Em parceria com a Fundação Ageas e as Farmácias Portuguesas, a Fundação Millennium bcp, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Europacolon Portugal, foi lançado o Movimento 50+ com a missão de sensibilizar para a detecção precoce do cancro colorretal. No mesmo ano, surge o Bebé Médis, tornando a Médis o seguro escolhido por 26% das grávidas que optam por ter os seus filhos em unidades hospitalares privadas, e o projecto Médis Active, a aplicação móvel que acompanha a saúde dos seus utilizadores através de monitorização e disponibilização de conteúdos e desafios. E para conhecer a relação pessoal que as pessoas têm com a sua saúde, a Médis deu início a um estudo que se reflectiu num retrato sociológico, construindo a biografia de saúde de Portugal.
Do lado certo
Mas o posicionamento da Médis reflecte-se igualmente em todo o trabalho desenvolvido em tempos desafiantes como os vividos nos últimos tempos. Apostámos na comparticipação dos testes, no reforço da linha Médis, antecipámos o lançamento do Médico Online, entregámos gratuitamente medicamentos e lançámos um avaliador de sintomas COVID-19, disponível para todos (clientes e não clientes) no site Médis. Criámos também uma campanha designada Médis Ajuda, que centralizava informação e conteúdos relevantes. Sabíamos, pela nossa linha, quais as dúvidas que as pessoas mais tinham e usámos esse conhecimento para produzir informação, para tranquilizar as pessoas. Adicionalmente a Médis, em conjunto com a Ageas Seguros, doou 411 900 euros à Cruz Vermelha Portuguesa, o que permitiu aumentar o número de testes de diagnóstico à COVID-19 e potenciar uma resposta mais rápida à crise de saúde pública. Nos seis meses da operação foram realizados 120 mil testes com cerca de 2800 profissionais de saúde envolvidos.
Mais que um seguro, uma missão
Assim, para além de zelar pela saúde, a nossa estratégia direcciona-se também à interacção. Queremos convidar os portugueses a terem uma participação e relação activa e diária com a Médis, tornando real e visível a gestão da sua saúde. Vamos continuar a assegurar uma relação equilibrada com prestadores e aumentar o alinhamento para prestação de cuidados de saúde eficientes. E vamos consolidar o nosso compromisso para com a sociedade, apostando em soluções de saúde preventivas, contribuindo para uma sociedade mais saudável e com mais qualidade de vida. Afinal, tecnologia, estratégia e negócio integram o ADN da marca Médis, assente numa visão 360º e dentro de um ecossistema onde todos os participantes são protagonistas.
Esta entrevista faz parte do Especial “Saúde e bem-estar nas empresas” na edição de Dezembro (n.º 132) da Human Resources nas bancas.
Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.