Miguel Gouveia de Brito, TrueClinic: «Trabalhar pelo bem-estar das pessoas é um desígnio e um compromisso que o grupo assumiu internamente»
Pela importância estratégica, a gestão dos Recursos Humanos do grupo está directamente dependente do CEO, Miguel Gouveia de Brito, que defende que a política de benefícios e regalias potenciam a permanência dos quadros e possibilitam o crescimento contínuo dos colaboradores, a nível pessoal e profissional.
Por Tânia Reis
Com uma cobertura nacional superior a 500 unidades de prestadores clínicos, a TrueClinic desenha soluções integradas de saúde para particulares e empresas.
Os valores da TrueClinic não se reflectem somente na vertente externa da sua actividade, mas também junto dos colaboradores e, desde o seu nascimento em 2012, a empresa investe em benefícios na ordem dos 2% da média anual da facturação nos últimos anos.
Fale-nos um pouco sobre a TrueClinic…
A TrueClinic insere-se no sector da saúde e tem como principais actividades a gestão de sinistros para companhias seguradoras, a criação de soluções de saúde corporativas, a gestão de rede de prestadores clínicos e a gestão de soluções e planos de saúde.
A abrangência do grupo TrueClinic alargou a sua área de actuação, dentro do sector da saúde, nomeadamente para o bem-estar laboral, higiene e segurança, a medicina do trabalho, a saúde mental, a emergência pré-hospitalar, a formação certificada, a inteligência artificial aplicada à saúde e à fraude, a suplementação alimentar, a melhoria de performance desportiva e a inovação tecnológica na saúde.
Qual a sua missão?
Somos a vontade e a mestria de vários, consubstanciada no bem-estar de muitos. O Grupo TrueClinic trabalha diariamente pela melhoria do bem-estar das pessoas através da prestação de serviços na área da saúde com a mais alta qualidade, eficiência, inovação e personalização, por forma a obter a satisfação dos clientes.
Como está estruturada a estratégia de Gestão de Pessoas na empresa?
A gestão dos Recursos Humanos que protagonizamos é considerada dos factores mais estratégicos do Grupo TrueClinic, estando directamente dependente do CEO. Atendendo à grande diferenciação técnica, ao elevado grau de confidencialidade e ao exigente ritmo laboral do sector da saúde, implementámos, desde sempre, uma política de benefícios e regalias que potenciam a permanência dos nossos quadros e possibilitam o crescimento contínuo dos colaboradores a nível pessoal e profissional.
Que temas considera prioritários na área de Recursos Humanos?
Consideramos o capital humano como o verdadeiro motor da nossa organização. Em toda a linha de acção trabalhamos para garantir o bem-estar físico, psíquico, mental e social das pessoas, mas este grande desígnio não se verifica apenas junto dos nossos clientes.
Por isso mesmo, auscultamos activamente as nossas equipas, asseguramos a flexibilidade laboral e promovemos a formação adaptada às necessidades e desejos de cada colaborador. Trabalhar pelo bem-estar das pessoas é um desígnio e um compromisso que o Grupo TrueClinic assumiu internamente, tendo sempre sido prioridade a qualidade de vida e o bem-estar dos seus colaboradores.
Quantos colaboradores têm actualmente em Portugal?
Actualmente, no Grupo TrueClinic trabalham 55 colaboradores, em que 65% são mulheres. A média de idades é de 38 anos e a formação predominante é licenciatura.
Que principais programas ou iniciativas desenvolvem para cuidar deles?
Destacamos a realização de encontros informais trimestrais com os colaboradores para abordar a visão que têm sobre o trabalho desenvolvido, expectativas futuras e eventuais contributos para a melhoria contínua da empresa. Regularmente concedemos também prémios aos melhores colaboradores, por intermédio de uma votação exclusiva interpares, e apoiamos o desenvolvimento pessoal e a formação contínua das nossas equipas.
Que outros benefícios disponibilizam?
Além dos anteriormente referidos, destacamos os cheque-ensino para todos os filhos dos colaboradores; o apoio financeiro à prática de exercício físico; a oferta de massagens; um sistema de trabalho híbrido; seguro de saúde gratuito, extensível à família; jantar de reflexão e colaboração trimestral; realização de Team Building anual; prémio de desempenho semestral; flexibilidade de horário; apoio financeiro integral a desenvolvimento educativo pessoal e incentivo à maternidade.
E no âmbito da formação? Como apostam no seu desenvolvimento e aprendizagem?
Incentivamos os colaboradores a apostarem no seu desenvolvimento pessoal e profissional, financiando, integralmente, propostas apresentadas por eles e que contribuam para o seu enriquecimento pessoal e profissional.
O Grupo TrueClinic tem parcerias estabelecidas com instituições de Ensino Superior, por forma a potenciar um leque de soluções abrangentes e diversificadas. A título de exemplo, em 2024 já apoiámos a entrada de 17 colaboradores em pós-graduações, assegurando que a dispensa de trabalho para estudo é paga integralmente pela entidade patronal.
Numa realidade de escassez de talento, principalmente na área da saúde, sentem dificuldades em contratar?
Sentimos dificuldade em contratar, como qualquer entidade que opere no sector da saúde devido à escassez de recursos.
Que importância assume este Employer Branding no processo de captação e fidelização de talento?
A preocupação e prioridade que o Grupo TrueClinic, desde a sua fundação, assumiu com o Employer Branding revela um papel crucial na imagem da empresa junto de actuais e futuros colaboradores. Os nossos valores permitem-nos um posicionamento no mercado enquanto entidade que protege e apoia os seus colaboradores e coloca-os como pedra angular na continuidade e crescimento da empresa.