Hotelaria e Turismo nacional em crescimento exponencial

De acordo com o Guia do Mercado Laboral 2019, da Hays, o sector de Turismo e Lazer continua a registar um grande crescimento, potenciado pela visibilidade de Portugal. O país tem sido palco de diversos eventos internacionais, como a WebSummit e a Eurovisão, e tem recebido inúmeras distinções como destino a visitar.

 

«Este impacto gera a confiança para a abertura de novas unidades hoteleiras, assim como o aumento de equipas», destaca.se em comunicado. «Ainda assim, é um sector que precisa de ultrapassar desafios em relação à profissionalização, porque com o aumento do turismo é expectável que o serviço oferecido seja personalizado.»

Sandrine Veríssimo, Regional director da Hays Portugal, faz notar que «Portugal foi sempre um país atractivo pelo valor da cultura, da arte, pela gastronomia e pela história do país. Com o aumento dos eventos internacionais organizados pelo país, já não é visitado sazonalmente e tem cada vez mais uma maior visibilidade externa», assegura.


Perspectivas para 2019
Em termos de crescimento, o sector do Turismo e Lazer apresentará uma trajectória semelhante à do ano anterior, que se explica pela boa imagem do país como destino turístico e pela continuação da organização de grandes eventos.

Sandrine Veríssimo alerta que este sector «é capaz de sofrer uma pressão salarial, tendência já registada no ano anterior, pela escassez de perfis altamente qualificados para um mercado que precisa de ir ao encontro das necessidades e exigências dos turistas»,

O foco da contratação este ano vão continuar a ser perfis comerciais, para dinamização e promoção do mercado e perfis digitais.


Perfis mais solicitados e os mais difíceis de identificar
O dinamismo e a abertura ou renovação das unidades hoteleiras justifica que os perfis mais solicitados para este ano sejam: Sales manager, Sales executive, Sales director , Revenue manager, director geral de Operações, Digital Marketing manager e chefes de cozinha.

De salientar que existe alguma dificuldade em identificar o perfil de chefe de cozinha.


O que mais valorizam e que benefícios desejam?
Como principais mais-valias, os inquiridos elegem a oferta salarial (84%), o bom ambiente de trabalho (70%), o plano de carreira (59%), a cultura empresarial (57%) e a solidez financeira (57%).

Quanto aos benefícios mais desejados, referem o seguro de saúde (66%), a flexibilidade de horários (59%), formação/certificações (57%), a possibilidade de trabalhar a partir de casa (41%) e ter automóvel para uso pessoal (32%).

Veja também estas notícias.

Ler Mais