Moneris: Em qualquer sítio, de qualquer forma

Soluções digitais inovadoras, como o Portal de Colaborador da Moneris, estão a contribuir para melhorias significativas na experiência dos colaboradores e na eficiência dos processos.

 

A transformação digital está a impactar a gestão de pessoas e processos. Bruno Miguel Lopes, manager de IT Consulting da Moneris, explora o papel estratégico da mesma nos Recursos Humanos, ao abordar os desafios e as oportunidades desta transformação, destacando a importância da literacia digital e de uma cultura corporativa Moneris alinhada para responder a paradigmas tradicionais e optimizar a gestão de talento nas empresas.

 

A transformação digital tem sido o motor de muitos empresas. Como se verificou essa transformação na gestão das pessoas?
Por norma, achamos que quando se fala em transformação digital nas PME, os temas são soluções de apoio ao negócio ou infra-estrutura tecnológica. No entanto, o mais recente estudo da Gartner é sobre a transformação digital da área de Recursos Humanos, o que reflecte um maior investimento por parte das empresas e organizações, revelando o quanto é uma área critica e sensível para as empresas. Mas abordar a transformação digital nos RH é falar sobre a quebra de paradigmas face aos modelos e processos tradicionais, muitos deles assentes no papel e na troca de emails.

É claro que esta mudança só se dá quando temos todos os factores alinhados com os novos processos. O problema é que a tecnologia normalmente impõe um ritmo de mudança maior do que as pessoas conseguem acompanhar. A literacia digital é crucial para que as organizações adoptem processos e sistemas cada vez mais digitais e isso só se consegue com a formação das pessoas, mas também com uma aposta numa cultura corporativa assente numa visão tecnológica, descentralizada e cooperativa.

Só assim se conseguem combater mitos, estigmas e receios que as novas tecnologias trazem sempre e que deixam as pessoas resistentes à mudança. A transformação digital nos RH engloba mudanças na forma de gestão, nos processos e na forma como as organizações se posicionam face a todos os desafios.

O impacto de tecnologias como a automação, I.A. (Inteligência Artificial), machine learning, cloud, entre outras, é inegável na gestão de pessoas e equipas, bem como na relação destas com os departamentos de recursos humanos. Estas trazem não só maiores índices de produtividade, desmaterializando e descentralizando os processos administrativos, mas também melhoram a experiência dos colaboradores, da qual resulta uma maior satisfação dos funcionários.

Actualmente, ferramentas como o Portal de Colaborador são soluções holísticas, que reduzem o erro, trazem uma maior flexibilidade a colaboradores e equipas de gestão e cobrem funcionalidades como gestão de cadastro, despesas e ajudas de custo, ausências e férias, consulta de recibos de vencimento, gestão de talento e comunicação corporativa, que podem ser complementadas com automatização de processos ou análise de dados.

 

Que desafios vê para o sector nesta área, do ponto de vista da tecnologia?
Além da literacia digital e da cultura de cada organização, já referidas, um dos maiores desafios é a necessidade de actualização constante das pessoas para acompanhar ferramentas e processos. Também a capacidade financeira da organização representa um entrave, pois a tecnologia requer não só um investimento inicial, mas também a absorção contínua pelos negócios dos custos inerentes.

Temos ainda outros desafios que não são tão imediatos, como o compliance com regras de RGPD e whistleblowing. A área da gestão de pessoas envolve muitos factores, sendo que o principal é o tratamento de informação sensível, como são os dados pessoais: a segurança e privacidade dos dados é necessariamente um tema a ter em conta.

Adicionalmente, há questões como a integração entre sistemas (para agilizar o registo ou recolha de dados para fins de processamento salarial), a escalabilidade e flexibilidade das soluções (de forma a permitir o desenvolvimento de processos específicos das empresas), a análise de dados (para uma melhor visão dos processos e das pessoas da empresa, apoiando uma melhor tomada de decisão), e não menos importante, a experiência do utilizador, em que as soluções têm de ser fáceis e intuitivas, para que as funcionalidades sejam executadas de forma ágil, independentemente do formato (website ou app móvel) ou dispositivos (computador, tablet ou telemóvel).

 

A Moneris tem um know-how muito grande na sua área de negócio de BPO de Recursos Humanos. Como é que a Moneris Innovation Lab, como hub tecnológico da Moneris, aproveita essa sinergia?
Hoje em dia, na Moneris trabalham uma variedade muito grande de especialistas que, devido à natureza dos projectos, partilham muito conhecimento para resolver inúmeros problemas, uma diversidade que é talvez o que mais nos distingue. É verdade que somos uma empresa de contabilistas, fiscalistas e consultores de gestão e Recursos Humanos, que se diferenciam pelas suas competências, mas também de consultores tecnológicos onde sobressai o seu conhecimento em gestão, finanças e processos.

Os nossos consultores de RH possuem uma vasta experiência a resolver desafios dos nossos clientes. São profissionais com um extenso conhecimento dos processos e necessidades dos clientes de vários sectores, demografias e dimensões. Este conhecimento oferece-nos uma visão única dos desafios e, como consultores tecnológicos, permite-nos desenhar soluções de dentro para fora e não de fora para dentro, criando ferramentas mais assertivas e adequadas ao problema.

 

Que tipo de serviços a Moneris Innovation Lab oferece para esta área?
A Moneris Innovation Lab (MIL) assume-se como um motor de apoio à transformação nas PME. O nosso foco no digital tem como premissa a melhoria do desempenho, o aumento da produtividade, uma abordagem dedicada e adaptada ao contexto do cliente e do seu negócio, com a adopção e aceleração das melhores práticas empresariais e de gestão.

As soluções de HCM (Human Capital Management) representam para a MIL uma aposta estratégica. Desta aposta fazem parte soluções de Portal de Colaborador (gestão de cadastro, suporte ao processamento salarial e ciclo de vida do colaborador, gestão de talento, gestão do conhecimento), de gestão de processos de recrutamento e selecção ou mesmo soluções de processamento salarial.

Na equipa temos consultores com forte know-how na área, o que nos permite implementar, estender ou desenvolver soluções para responder aos desafios da área de Recursos Humanos. Complementarmente, temos valências que nos permitem entregar soluções de automação (com ou sem recursos a RPA), de integração de sistemas, ou de business analytics, que adequadas à área dão robustez às soluções que apresentamos aos nossos clientes.

 

Em que medida o Portal de Colaborador ajuda as organizações e departamentos de Recursos Humanos?
O Portal de Colaborador permite que toda a organização tenha uma nova experiência nesta área. É uma plataforma digital que elimina o papel, permitindo níveis de comunicação e de facilitação de processos entre colaboradores, organização e equipa de gestão de Recursos Humanos.

É uma ferramenta que considero essencial, transforma e moderniza a gestão de talento e pessoas, aportando benefícios para as organizações e colaboradores. Em primeiro lugar, numa altura em que a retenção de talento é crucial, o Portal é um factor diferenciador e de engagement com a organização, seja pelas funcionalidades que coloca ao dispor do colaborador, seja pela comunicação para com este. Destaca-se também pela descentralização e desmaterialização que permite, ao tratar de forma ágil e online processos como gestão contratual e de cadastro, ausências e férias, despesas ou ajudas de custo, consulta de recibos de vencimento ou declarações institucionais.

Para além dos processos de dia-a-dia, abrange ainda áreas estratégicas como gestão de desempenho e gestão de conhecimento, complementadas por business analytics focados nos RH.

 

O que o leva a caracterizá-la como uma nova experiência de utilizador?
É uma nova forma de interacção e comunicação de e para o colaborador, colocando-o no centro da interacção com os Recursos Humanos, ao lhe disponibilizarem um conjunto de funcionalidades que o apoiam no seu dia-a-dia, e das quais os departamentos de RH retiram igualmente vantagem.

No fundo, é uma nova forma de interagir, trocando processos obsoletos e ineficientes por uma ferramenta online, multiplataforma (web ou app iOS/Android) e multi-dispositivo. Trocam-se os processos manuais do papel e Excel por uma solução online, integrada, acessível a qualquer momento, 365 dias por ano, onde quer que esteja e disponha de uma ligação à Internet.

 

Quais são as vantagens para quem gere os Recursos Humanos e para os colaboradores?
O Portal de Colaborador proporciona novas formas de trabalho colaborativo entre a equipa de Recursos Humanos e os colaboradores. Para a equipa de RH, apresenta como principais vantagens a redução da carga administrativa, permitindo gerir todo o ciclo de vida do colaborador, automatizar processos, integrando com outros sistemas de forma a criar um ecossistema integrado, possibilitando uma gestão eficiente de ausências e ferias, de despesas e ajudas de custo, gestão de conhecimento, facilitando ainda a avaliação contínua de desempenho, através da definição de objectivos, feedback e, por último, permitindo uma análise integrada de dados de colaboradores.

Na visão do colaborador, trata-se de uma experiência de maior autonomia e liberdade. A plataforma possibilita que actualizem os seus dados num ambiente self-service, simples e centralizado, dando-lhes autonomia na gestão dos seus processos do dia-a-dia (férias, despesas, ajudas de custo, consultas de dados e de emissão de declarações).

Cria ainda engagement com o colaborador, envolvendo-o nos processos da empresa, melhorando a comunicação da empresa para consigo, podendo ainda disponibilizar recursos de formação e potenciando a flexibilidade e mobilidade, dado que o Portal de Colaborador pode ser acedido na cloud, através de qualquer dispositivo com acesso à Internet.

Por tudo isto, o Portal de Colaborador é uma solução indispensável às empresas que pretendem implementar processos ágeis e eficazes, valorizando os seus colaboradores e desmaterializando e automatizando os seus processos de RH.

 

Este artigo foi publicado na edição de Dezembro (n.º 168) da Human Resources.

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