Montepio Crédito: «Não é possível gerar valor sem uma eficaz gestão de pessoas»
O Montepio Crédito considera que a necessidade de gestão da crise da COVID-19 veio demonstrar a importância das relações humanas, também no mundo do trabalho.
A pandemia colocou a sociedade e as empresas, em geral, na posição de serem obrigadas a superar desafios, até agora, inéditos. Para Pedro Gouveia Alves, presidente do Conselho de Administração, «num ano em que nos continuamos a deparar com o mundo a “confinar” por questões sanitárias, foi para nós prioritário pensar na forma mais adequada de salvaguardar os interesses de todos. O nosso objectivo foi, e será sempre, contribuir activamente para que cada um dos nossos trabalhadores sinta que a organização para a qual trabalha faz parte da sua vida, de forma equilibrada, flexível e a contribuir para o seu bem-estar».
Neste contexto, a Gestão de Pessoas torna-se uma questão estratégica para a empresa: «Quando observamos uma organização através dos seus indicadores de desempenho económico e financeiro, temos de sentir que o sucesso que esses números possam transmitir se deve à capacidade que essa organização teve, a cada momento, de encontrar nas pessoas que a compõem o talento e a dedicação que conduziram a esses resultados. Não é possível pensar em gerar valor sem uma eficaz gestão de pessoas.» Pedro Gouveia Alves acrescenta que «a gestão da nossa instituição assenta na capacidade de as pessoas contribuírem para a valorização do colectivo, na importância estratégica da inovação e na competitividade, sendo essa a identidade que queremos manter».
Quando interrogado sobre os factores que mais contribuíram para a satisfação dos colaboradores no último ano, o presidente do Conselho de Administração do Montepio Crédito explica que «a mudança abrupta de paradigma ocorrida em tempo de pandemia exigiu uma abordagem de acompanhamento e de actuação imediata para manter próxima, sólida e activa a ligação com os trabalhadores». No Montepio Crédito, o regime de desempenho profissional em teletrabalho mantém- se até aos dias de hoje, procurando garantir a máxima segurança para todos. «As pessoas reconhecem que este regime é-lhes favorável, tanto em termos de segurança preventiva básica, como em termos de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Acreditamos que pessoas satisfeitas geram resultados e, também por isso, foi possível assegurar, com naturalidade, o normal funcionamento da empresa, sem perdas de rendimento ou de produtividade e sem descurar a qualidade e o rigor dos serviços prestados, conseguindo, inclusive, melhorar e aperfeiçoar o funcionamento das nossas áreas com incremento dos resultados.»
Boas práticas
Na sequência da pandemia, para que o Montepio Crédito pudesse continuar com capacidade de funcionar e competir activamente (e para que as pessoas mantivessem a estabilidade e equilíbrio emocional), foi necessário aperfeiçoar a gestão do dia-a-dia, «reforçando a proximidade, transmitindo e melhorando continuamente o optimismo, engenho e a tenacidade, respondendo ao desafio permanente de ajudar a construir uma organização mais ágil».
Pedro Gouveia Alves afirma que «neste último ano, assumimos como de especial importância dotar as pessoas com os recursos necessários para se manterem focadas na gestão da sua energia, imprescindível para fazer face ao expectável desgaste físico e emocional que caracteriza o tempo que vivemos. Para tal, foi implementado um programa conduzido por uma equipa de profissionais especializados em matérias relacionadas com hábitos saudáveis (nutrição, sono, motivação, etc), especificamente direccionado para a criação de novos hábitos comportamentais que integram um conjunto de recursos para fazer face às exigências do quotidiano, agravadas pelo desgaste e amplificação da situação actual de pandemia».
Este artigo foi publicado no Especial Índice da Excelência, na edição de Fevereiro (nº.134) da Human Resources, nas bancas.
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