Morreu a Rainha Isabel II, mas deixa vários ensinamentos de liderança. Destacamos quatro (que podem ser muito úteis na sua carreira)

A rainha Isabel II morreu hoje, aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia. Foram 70 anos de reinado no Reino Unido, passando por diversos conflitos internacionais e crises políticas. Marcou de forma incontornável uma época e a história, e há várias lições de liderança que nos deixa. O site Administradores destacou algumas. 

 

1. Esteja preparado para mudanças
O pai de Isabel II, o rei George VI, não esperava tornar-se rei. Quando o seu irmão, o rei Edward, mudou sua vida, fê-lo assumir um trono para o qual não estava preparado. No caso da rainha, foi a morte precoce do seu pai que a fez ser monarca com apenas 25 anos. Mesmo de luto, Isabel II soube lidar com as pressões e responsabilidades de assumir um reinado tão jovem.

É impossível saber o que vai acontecer na sua carreira nos próximos anos, e por isso deve estar pronto para as mudanças inesperadas no percurso.

 

2. Não fique preso no tempo
Mesmo prezando pela tradição e costumes reais, a rainha Isabel II soube, desde o começo do seu reinado, abraçar a tecnologia e os avanços da sociedade. Na sua coroação, fez questão que o evento fosse transmitido para o mundo, reconhecendo o poder da televisão. Hoje em dia, a comunicação dos palácios de Buckingham e Kesington é feita pela internet e os membros da família real dão actualizações sobre os seus trabalhos através de redes sociais como o Twitter. Por isso, procure sempre entender os avanços tecnológicos e como pode usá-los a seu favor.

 

3. Seja presente
Logo quando assumiu o reinado, ainda muito jovem, a rainha chegou a passar dois meses ininterruptos a viajar e a participar em cerimónias em todo o reino. Enquanto líder deve estar presente em reuniões com a equipa, eventos da empresa e manter o diálogo e a proximidade com os seus colaboradores.

 

4. Prepare os seus sucessores
Isabel II tornou-se rainha quando nem imaginava ser, assumindo o trono de um pai que morreu jovem e foi rei também sem se ter preparado para isso, já que passou a ocupar o trono inesperadamente, depois de o seu irmão ter abdicado. Por isso, hoje até os bisnetos da monarca já são preparados para assumir o trono um dia. Deve preparar bem a sua equipa e os seus sucessores para quando sair do seu trabalho, seja para férias ou porque se vai reformar, ficar tudo bem assegurado.

Ler Mais