MSD Portugal: Well-Being como prioridade estratégica na nossa missão
Na MSD o bem-estar é analisado numa perspectiva holística. O modelo de trabalho é muito importante, ao qual se juntam um conjunto variado de respostas e iniciativas que têm em vista continuar a investir no bem-estar e saúde, a vários níveis, dos seus colaboradores.
Garantir um equilíbrio entre as diversas vertentes das nossas vidas pode ser complexo, e a MSD continua a apostar em soluções e iniciativas que lhe permitam cuidar da saúde física, mental, emocional, financeira das suas pessoas, seguindo uma lógica contínua de investimento no seu desenvolvimento e sucesso, como detalha Filipa Figueira, HR associate director da MSD Portugal.
Quais são os objectivos dos programas de bem-estar na MSD e de que forma se alinham com a visão da empresa? Podem dar exemplos de algumas iniciativas?
Na MSD, temos uma missão bem definida: melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas e animais em todo o mundo. Este propósito estende-se, naturalmente, à vida das nossas pessoas, que trabalham diariamente para cumprir esta missão.
Uma das prioridades estratégicas da MSD é investir no desenvolvimento, sucesso e bem-estar dos colaboradores. Quando desenvolvemos programas e iniciativas de bem-estar, pensamos de uma forma holística, visando cuidar da saúde física, mental, emocional, financeira e no equilíbrio das diferentes vertentes da nossa vida.
Um dos pilares essenciais na nossa estratégia de bem-estar, e que muito contribui para o nosso equilíbrio pessoal e profissional, é o modelo de trabalho híbrido e flexível. A sua adopção e implementação foi pensada de uma forma integrada, com acordos formais, um apoio monetário para adaptação das condições de trabalho e também com um subsídio mensal. Para ajudar na gestão da mudança, desenhámos um workshop onde abordámos os desafios deste modelo. Ainda neste pilar, implementámos a “sexta-feira à tarde flexível” – com feedback muito positivo e sempre reforçado nos surveys internos.
Também investimos no programa de benefícios flexíveis, sempre atentos ao feedback. Conseguimos garantir um programa com benefícios robustos, diversificado e adaptado às necessidades de cada um.
Com o objectivo de promover um estilo de vida mais saudável, proporcionamos um subsídio desportivo a todos os colaboradores e temos o nosso grupo Next Gen Network, que dinamiza actividades, como aulas de dança, padel, caminhadas e corridas. Temos também serviços de medicina curativa no trabalho, que facilita o acesso dos colaboradores aos cuidados de saúde.
O bem-estar mental e emocional é algo que nos preocupa. Não é possível que estejamos focados nos diferentes papéis que desempenhamos se não estivermos bem a este nível. Na MSD, temos alguns recursos no âmbito do nosso Employee Assistance Program, já implementámos um programa de Mindfulness, e temos, actualmente, a subscrição da aplicação Calm para colaboradores e famílias.
No ano passado, uma das iniciativas com mais impacto, e que continua a ser bastante relevante, foi o nosso programa de literacia financeira, com vários tópicos, desde investimentos até ao plano de pensões. Recebemos feedback excepcional dos participantes e com dicas importantes para o nosso planeamento a este nível.
Temos reforçado a importância das conversas de desenvolvimento com os nossos managers – temos toolkits para managers e colaboradores, para que possam preparar e estruturar estas conversas, neste caminho conjunto. Não posso também deixar de mencionar o nosso programa Inspire. Permite-nos celebrar e reconhecer as conquistas dos nossos colegas, continuando a reforçar a nossa cultura de reconhecimento contínuo.
O bem-estar das pessoas está directamente relacionado com a diversidade, equidade e inclusão. Esta também é uma área prioritária para a MSD?
A DE&I está no centro da nossa cultura há muito e já tínhamos na MSD variados exemplos de iniciativas e projectos neste âmbito. Por exemplo, em 2022 lançámos a nossa política de parentalidade, garantindo um mínimo de 12 semanas para todos os pais, sejam os filhos biológicos ou adoptivos. Já temos muitos pais que usufruíram desta licença, com um impacto muito positivo e significativo neste momento importante da sua vida.
Com a formalização do grupo de DE&I e o desenvolvimento de diversos projectos, iniciativas e políticas, temos conseguido uma enorme evolução, com os temas de DE&I mais visíveis em toda a organização. Um dos aspectos mais importantes para o nosso bem-estar é a forma como vivemos o nosso dia-a-dia. No âmbito do DE&I, implementámos os workshops de segurança psicológica, que foram muito importantes para aumentar a sensibilização para este tema e continuar a incentivar uma cultura de experimentação e aprendizagem e também os Listening Circles, com temas focados no bem-estar e relacionados com os comentários e feedback recebidos no nossos surveys internos. No fundo, a ideia desta iniciativa é juntar um grupo pequeno de pessoas onde se possam partilhar experiências, desafios.
Em Portugal, criámos dois grupos no contexto da DE&I, que têm trabalhado em diversas temáticas muito ligadas à nossa cultura e bem-estar: o já mencionado Next Gen Network, que tem um papel na promoção de um estilo de vida mais saudável e no contributo que estas actividades têm no nosso compromisso enquanto colaboradores; recentemente criada, a Women’s Network já tem também uma panóplia de iniciativas que podemos partilhar, como o lançamento da sala de amamentação, a implementação de uma biblioteca ou as Tea(l) Talks às 5, que pretendem ser conversas que inspiram a mente e aquecem a alma, sempre à hora do chá.
Que tipos de apoio à saúde, especialmente mental e emocional, são disponibilizados aos colaboradores? Existem recursos específicos disponíveis para ajudá-los a lidar com stress e ansiedade, por exemplo?
A MSD, como empresa dedicada à área da saúde, tem um compromisso e preocupação reforçada com este pilar. Já partilhámos algumas iniciativas que temos neste âmbito, mas gostaria de destacar o programa Health for Us. É uma iniciativa dinamizada pelo nosso departamento médico com o objectivo de aumentar os níveis de literacia em saúde, que conta com convidados especialistas de diversas áreas, para partilhar conhecimento e insights relevantes.
No que diz respeito à saúde mental e emocional, disponibilizamos alguns recursos através do Employee Assistance Program (EAP), como uma linha de atendimento disponível 24 horas por dia e acesso a serviços de psicologia. O nosso EAP também tem alguns recursos e dicas práticas sobre temas diversos, como a parentalidade, luto, stress, entre outros, para nos ajudar a lidar com algumas situações da vida e desafios do dia-a-dia.
De forma complementar, disponibilizamos a aplicação Calm, para os colaboradores e para a família, que conta com diversos exercícios de mindfulness, com o objectivo de melhorar a concentração e reduzir stress e ansiedade.
Não podia deixar de mencionar também o nosso programa de literacia financeira, que nos ajudou com ferramentas práticas e úteis para organizar e gerir as nossas finanças. Sabemos que o stress financeiro também impacta muito o bem-estar e, quando temos alguma preocupação com dívidas e instabilidade económica, vemos a nossa saúde igualmente afectada.
Especificamente ao nível do stress e da ansiedade, disponibilizamos também recursos de e-learning a todos colaboradores, como, por exemplo, rotinas para gerir o stress e a ansiedade e técnicas para gerir a ansiedade durante uma apresentação.
Pode dar exemplos de como a MSD promove o equilíbrio entre vida profissional e pessoal para os seus colaboradores?
Tem sido um tema central nos RH e em diversas organizações nos últimos anos, e na MSD não foi diferente. Temos observado uma enorme evolução cultural neste aspecto. Sabemos que é desafiante estar plenamente presente em todos os papéis que desempenhamos no dia-a-dia – no trabalho, com a família, com os amigos e também connosco – e encontrar o equilíbrio necessário para conciliar tudo.
O modelo de trabalho é um ponto fulcral neste equilíbrio e, por isso, na MSD, promovemos o nosso modelo híbrido, aliado à flexibilidade na gestão dos horários. Desde 2021, implementamos também a “sexta-feira à tarde flexível”, que é uma forma de iniciar o fim-de-semana mais cedo ou até mesmo dedicar o tempo ao nosso desenvolvimento pessoal.
Para garantir que todos possam descansar e recarregar energias, implementámos também uma política de férias com dias adicionais. Um exemplo é o All About You, um dia extra que cada colaborador pode utilizar livremente, numa data à sua escolha.
A nossa política de parentalidade também reforça este tempo em família, especialmente num momento com tanto impacto e mudanças. Reconhecemos a importância de proporcionar este tempo conjunto para que as nossas pessoas possam aproveitar plenamente esses momentos especiais com os seus familiares.
Não podia deixar de destacar também a nossa política de estágio para os filhos dos colaboradores, que não só permite ter contacto com o local de trabalho dos pais, como também começar a dar os primeiros passos no mercado de trabalho e conhecer a dinâmica e o dia-a-dia de uma empresa multinacional.
Ainda neste âmbito do equilíbrio da vida pessoal e profissional, é importante mencionar a nossa política de voluntariado, MSD Gives Back. Esta política permite que todos os colaboradores possam alocar 40 horas anuais a acções de voluntariado e fazer a diferença junto das nossas comunidades.
Como é que os líderes e gestores da MSD são envolvidos na promoção e implementação dos programas de bem-estar? Existe formação específica para eles sobre este tema?
O bem-estar numa organização é uma responsabilidade partilhada entre todos, não se limitando apenas ao departamento dos RH. Deve ser uma prioridade estratégica na companhia, envolvendo a direcção, people managers e todos os colaboradores.
Os líderes e people managers têm naturalmente uma responsabilidade acrescida, porque além de cuidarem do seu bem-estar individual, devem estar atentos ao bem-estar das suas equipas e ser os primeiros a dar o exemplo. Disponibilizamos alguns recursos de e-learning com imensos temas relacionados com a gestão da equipa, como a gestão do stress e da ansiedade, entre outros.
No ano passado, lançámos também os nossos Enterprise Leadership Skills, onde incluímos a inteligência emocional, DE&I, motivação e inspiração. Para cada uma dessas Leadership Skills, temos recursos e dicas de como podemos desenvolver estas competências com as nossas equipas.
Relativamente à implementação de programas, tentamos sempre que possível incluir sessões de pré-lançamento com os managers para obter feedback e garantir que se tornam embaixadores das iniciativas. Esse envolvimento é crucial para o sucesso das mesmas, pois os managers desempenham um papel fundamental em divulgar e incentivar as equipas.
O bem-estar deve ser incluído em todas as nossas acções e responsabilidades enquanto líderes, e tentamos, enquanto equipa de Recursos Humanos, ajudar neste sentido. Temos desenvolvidos alguns toolkits bastante práticos para people managers, com dicas e recursos para incorporar o bem-estar nas nossas reuniões de equipa e nas nossas conversas de desenvolvimento com as nossas pessoas. Só com esta parceria e compromisso é que conseguimos continuar a promover e evoluir a nossa cultura de bem-estar.
A MSD tem planos para expandir ou actualizar os seus programas de bem-estar no futuro?
Nesta área, é essencial a análise, actualização e contínua melhoria dos programas e iniciativas. Estamos empenhados em garantir que os programas que já disponibilizamos continuam a ter impacto, a ser relevantes e úteis para todos e continuamos atentos aos desafios e tendências para continuar a identificar o que podemos fazer diferente e melhor.
Actualmente, estamos a trabalhar em algumas alterações do nosso plano de pensões, que implicam um grande investimento. Vamos aproveitar estas mudanças para desenvolver um plano de comunicação e workshops, com reforço do plano de pensões e comunicação das actualizações.
Em paralelo, estamos também a trabalhar na revisão do nosso Employee Assistance Program. O facto de monitorizarmos os resultados e métricas dá-nos sempre uma percepção de utilização e impacto do programa, permitindo-nos continuar a garantir a qualidade do mesmo.
Um dos tópicos que queremos explorar mais, dando continuidade ao programa de literacia financeira, é efectivamente a inclusão de outro tipo de soluções, programas ou temas nos nossos benefícios, de forma a expandi-los.
Vamos também continuar a promover autonomia nos nossos grupos Next Gen Network e Women’s Network, que têm tido um papel de parceria muito activo no reforço desta cultura de bem-estar, com a promoção de diversas iniciativas. Acreditamos que o caminho para o sucesso é uma colaboração conjunta, entre toda a organização, e é nesse sentido que vamos continuar a trabalhar.
Estes programas e iniciativas são muito valorizadas e diferenciadoras, contribuindo para manter as pessoas comprometidas com a organização. Ao cuidar do seu bem-estar, estamos a fomentar um ambiente de trabalho mais positivo e acolhedor, onde cada um se sente feliz, energizado e realizado.
Este artigo faz parte do Especial “Well-Being” publicado na edição de Setembro (n.º 165) da Human Resources.
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