Multipessoal: O papel transformador de cada um

Na Multipessoal, procuram-se pessoas transformadoras que queiram mudar o futuro do emprego e promover um mundo mais inclusivo e sustentável. Objectivo: ser a primeira escolha no mundo do trabalho.

 

A Multipessoal iniciou, em 2019, um processo de transformação, que originou mudanças em três pilares principais da organização: pessoas, processos e tecnologia. O facto de o contexto actual levar a uma transição cada vez maior para o meio digital acabou por levar a empresa de recrutamento a transformar, igualmente, a forma como se relaciona com candidatos e colaboradores. «Se, por um lado, digitalizámos por inteiro a sua jornada, com o lançamento da primeira solução de emprego 100% digital em Portugal – o Clan –, por outro, queremos que tenham um papel activo na nossa transformação e vejam em nós o suporte de que necessitam sem perder a proximidade e a personalização da relação», contextualiza Eduardo Marques Lopes, director de Marketing e Comunicação da Multipessoal.

Do lado dos cerca de 200 colaboradores que actualmente compõem a estrutura da Multipessoal, o mesmo responsável acrescenta que a empresa tem feito mudanças significativas, seja no que diz respeito ao acesso a novas ferramentas de trabalho ou na atribuição de novos benefícios extrassalariais, que são agora espelhados na comunicação externa e em anúncios de emprego para candidatos.

Como já referido, a comunicação com candidatos e colaboradores que a Multipessoal coloca nos clientes é feita, integralmente, através do Clan, a plataforma que veio proporcionar uma melhor experiência ao utilizador, ao mesmo tempo que agiliza toda a sua jornada. «O objectivo passa não só por disponibilizar as centenas de ofertas de emprego que já promovíamos antes enquanto Multipessoal, mas também por assegurarmos todo o processo de forma digital, da candidatura à assinatura de contratos, incluindo processos de onboarding, tendo também os nossos consultores especializados sempre prontos a prestar suporte e acompanhamento em continuidade», acrescenta Eduardo Marques Lopes.

Enquanto empresa de recursos humanos, a Multipessoal assume como principal estratégia para um negócio de sucesso o casamento entre as estratégias de customer brand e de employer brand. De acordo com o director de Marketing e Comunicação da Multipessoal, é por isso fundamental que a estratégia de Employer Branding seja definida não só pelos Recursos Humanos e Marketing, mas também por colaboradores de outros departamentos. «Com os inputs de todos, compreendemos melhor a nossa Employer Value Proposition (EVP) e como comunicá-la», sublinha.

 

A importância do Recruitment Marketing
Há cerca de três anos que a Multipessoal tem trabalhado a marca empregadora de clientes nacionais e internacionais em duas vertentes: uma, mais a curto-prazo, para o recrutamento imediato de profissionais através da criação de campanhas, tanto no online como no offline; e outra, mais a médio e longo-prazo, para a definição de uma estratégia de employer branding, em colaboração com os departamentos de RH e de Marketing dos clientes, para ajudar as empresas a atrair e a reter o melhor talento.

Dado o contexto de escassez de talento em várias áreas, tornou-se uma prioridade crescente as empresas fortalecerem a sua marca empregadora e de a promoverem através de técnicas de Marketing nos processos de recrutamento. Foi, por isso, que a Multipessoal lançou uma nova área de negócio de Recruitment Marketing, complementando a oferta de soluções de recursos humanos em Trabalho Temporário, Outsourcing ou Recrutamento e Selecção.

«Num mercado de trabalho tão concorrido e candidate-driven, tornou-se essencial a utilização de estratégias e ferramentas de marketing no recrutamento e gestão de talento, que façam a empresa destacar-se no mercado onde actua», avança o director de Marketing e Comunicação. Nesse sentido, o Recruitment Marketing vem oferecer às empresas a oportunidade de darem prioridade à comunicação da sua marca empregadora como forma de darem resposta a desafios que surgem do contexto socioeconómico actual, como a competitividade, a incerteza e a volatilidade.

O objectivo principal do Recruitment Marketing é entregar a mensagem certa aos candidatos certos, no momento adequado, levando-os a considerar a empresa e a candidatarem-se às suas vagas de emprego. «Na prática, o Recruitment Marketing é o processo de divulgar a marca empregadora para um conjunto específico de candidatos em diversos canais, como redes sociais, website de carreiras, portais de emprego, blog», reflecte Eduardo Marques Lopes.

 

30 anos de actividade
Depois de 30 anos de história no mercado, «no que respeita à estratégia de Employer Branding, diria que continuamos a ter desafios semelhantes a muitas organizações que operam em Portugal, nomeadamente a encontrar os candidatos certos para responder às nossas oportunidades em aberto», adianta o mesmo responsável.

Na sua opinião, existem dois factores fundamentais para encontrar o profissional ideal, ou melhor, para que o candidato certo encontre a própria empresa. O primeiro é «tornar a nossa proposta de valor atractiva como empregadores e reflectir isso em cada oportunidade de trabalho, ou seja, demonstrar o que faz da minha empresa um local especial para trabalhar, como ter um propósito bem definido e com o qual todos se identificam, oferecer uma boa experiência profissional e um bom ambiente de trabalho, ou demonstrar uma preocupação genuína com o bem-estar das pessoas e reconhecer o seu trabalho. Por outro lado, «é importante saber como comunicar e difundir essa proposta, envolvendo não apenas o RH e o Marketing nessa promoção mas todos os colaboradores, que devem participar como embaixadores da marca», conclui o profissional.

Quanto às tendências que marcarão os próximos tempos no campo do Employer Branding e da importância do mesmo para as empresas, o director de Marketing e Comunicação da Multipessoal destaca o campo do bem-estar e benefícios para os colaboradores, pois são cada vez as empresas que disponibilizam ferramentas úteis para a gestão de benefícios e modelos de trabalho. «Por exemplo, na Multipessoal lançámos, no final de 2023, um novo benefício relacionado com o bem-estar financeiro, que permite aos colaboradores acederem ao salário já trabalhado antes do final do mês», partilha o responsável, chamando a atenção para outro tema cada vez mais em voga: o compromisso das empresas na criação de locais de trabalho em que a diversidade e inclusão são uma prioridade. «Na Multipessoal, além das várias parcerias que temos com instituições que trabalham estes temas, definimos, no ano passado, uma política com a missão de garantir que todos os processos da Multipessoal estão alinhados com uma cultura inclusiva, tanto para candidatos, como para colaboradores e clientes», conclui Eduardo Marques Lopes.

Eduardo Marques Lopes
Director de Marketing e Comunicação, Multipessoal

 

Este artigo faz parte do especial “Employer Branding Best Practices” publicado na edição de Janeiro (n.º 157) da Human Resources, no âmbito da Employer Branding Conference 2024, promovida pela Talent Portugal.

 

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