![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/07/entrevista.png)
Não consegue encontrar emprego? Especialista de Recursos Humanos partilha três regras (de ouro)
Mesmo com reduzidas taxas de desemprego, a procura de emprego ainda pode ser um processo frustrante. Felicia Davis, antiga directora de Recursos Humanos e fundadora do The Black Women’s Collective, partilha com a USA Today regras de ouro para entrevistas de emprego mais produtivas e eficazes.
Ora tome nota:
Entender as compensações, sem comprometer os valores
Felicia Davis enfatiza a importância de os candidatos garantirem que os potenciais empregadores estão alinhados com seus valores. «Se tem alguns obstáculos claros ao acordo, tem de se manter firme, porque se não o fizer vai acabar por se sentir miserável naquela organização e terá de passar por todo o processo mais tarde.»
Um ponto importante a favor do trabalhador no mercado é a integração do modelo remoto, no entanto esta vantagem exige que os entrevistados demonstrem um nível de autoliderança.
«Os CEO basicamente desistiram de tentar fazer com que as pessoas voltassem totalmente ao escritório e estão resignados com o facto de que o ambiente de trabalho agora é híbrido», diz. «Por causa disso, como o profissional vai trabalhar sozinho a maior parte do tempo, querem saber se ele tem realmente coragem como líder para gerir esse tipo de individualidade.»
Fazer perguntas para garantir o fit
Para quem procura trabalho há muito tempo, o processo de entrevista pode tornar-se monótono e dificilmente será apanhado desprevenido em alguma pergunta.
Embora seja importante estar preparado para a entrevista, a especialista garante que entrar na conversa “como um líder” pode ajudar quem procura emprego. Davis sugere que perguntar “como descreveria a cultura da empresa?” poderá dar uma visão sobre como a empresa opera.
«É uma pergunta aberta que permite ao entrevistador partilhar a sua perspectiva sobre a cultura da empresa e permite ao candidato analisar a informação, de acordo com o que for dito», explica Davis.
Outras perguntas recomendadas incluem:
- Qual é o nível de comunicação dentro da organização?
- Pode partilhar um exemplo específico de como os valores da empresa se reflectem nas operações diárias?
- Quais são as tolerâncias ao risco?
- Haverá oportunidades de mentoria na função?
Reputação, Relacionamentos, Resultados
Felicia Davis realça que os candidatos devem ter uma compreensão firme da sua reputação, relacionamentos e resultados. «Essas são as três áreas sobre as quais temos controlo total. Relacionamentos são a nossa moeda mais valiosa. Nunca parei de construir e nutrir ligações importantes.»
Ter claro o conceito de sucesso pode definir expectativas razoáveis e ter impacto positivo numa entrevista, explica a antiga directora de Recursos Humanos. «É fácil olhar para a esquerda e para a direita, comparar-se com outras pessoas e desejar isto e aquilo. Faça isso, mas seja realista e diga: ‘o que é o sucesso para mim neste momento da minha jornada’», aconselha.