![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2024/06/desordem-no-trabalho.png)
Não consegue progredir na carreira? Veja se não está a cometer uma destas 15 falhas (e corrija-as já)
A falta de boas maneiras no escritório pode prejudicar a progressão de carreira, já que comportamentos e atitudes pouco profissionais criam impressões negativas entre colegas e chefias. O Invested Media partilha 15 falhas que deve corrigir já.
Não cumprir as normas e expectativas do local de trabalho pode minar a confiança e a credibilidade.
- Chegar atrasado às reuniões
Chegar atrasado não é apenas uma questão de tempo; é uma questão de respeito. Quando é sempre o último a chegar, transmite que não valoriza o tempo dos outros. Isso pode fazer a liderança pensar duas vezes antes de lhe atribuir mais responsabilidades. Afinal, a confiança é fundamental.
- Bibilhotice em exagero
Uma conversinha perto da máquina de café é uma coisa. Mas espalhar boatos é algo completamente diferente. A “fofoca” pode ferir sentimentos e criar um ambiente tóxico. Os líderes devem construir confiança, e não quebrá-la. Esse hábito pode atrapalhar (e muito) o seu caminho.
- Dress code
As roupas não fazem a pessoa, mas enviam uma mensagem. Dependendo da área, vestir-se de forma muito ou pouco casual para o local de trabalho sugere que não leva a sua função a sério. Por isso combine o cargo com o ambiente do escritório.
- Ignorar feedback
Ninguém é perfeito. Todos temos áreas de melhoria. Se ignorar conselhos ou ficar na defensiva, isso mostra que não está aberto a crescer. As pessoas que sobem na carreira estão sempre em busca de melhoria, ouvem, aprendem e adaptam-se.
- Não partilhar os créditos
Imagine trabalhar arduamente num projecto e depois é outra pessoa que fica com os créditos. Profissionais que não partilham os louros são vistas como egoístas. As equipas valorizam elementos que reconhecem o esforço de todos.
- Ignorar a etiqueta de e-mail
E-mails são a principal forma de comunicar no trabalho, mas há regras a seguir. Usar MAIÚSCULAS, por exemplo, dá a sensação de estar a gritar. E ignorar e-mails é como não responder quando alguém fala consigo. Isso passa uma imagem de falta de educação.
- Fracas competências de escuta
Escutar é mais do que apenas ouvir palavras. Trata-se de entender o que está a ser dito. Quando as pessoas não escutam, perdem detalhes importantes. Isso pode levar a erros ou oportunidades perdidas. Bons ouvintes, por outro lado, são vistos como confiáveis e respeitadores.
- Uso excessivo de tecnologia durante reuniões
Olhar para o telefone durante as reuniões distrai. Diz aos outros que não está focado ou interessado no conteúdo da conversa. Esse comportamento pode fazer com que outras pessoas questionem a sua dedicação. Pessoas de sucesso são aquelas que prestam atenção a 100%.
- Evitar actividades em equipa
Não participar em almoços ou actividades em equipa fazê-lo parecer distante. Mesmo que seja tímido, participar mostra que faz parte do grupo. Trata-se de construir ligações e as pessoas que se conectam com a sua equipa, geralmente, encontram mais “portas abertas”.
- Resistir à mudança
Tudo muda na vida e o trabalho não é excepção. Quem luta contra novas ideias ou formas de fazer as coisas pode parecer teimoso. Adaptar-se às mudanças mostra que o profissional é flexível e está disposto a crescer e é esse tipo de pessoas que os empregadores procuram.
- Não pedir ajuda
Às vezes, pensamos que fazer tudo mostra força. Mas não pedir ajuda pode passar a mensagem de um profissional inacessível ou excessivamente confiante. Todos precisamos de ajuda a determinado momento. Admitir isso não apenas melhora o seu trabalho, mas também fortalece as suas ligações com os colegas.
- Não dar seguimento
Prometer mundos e fundos e depois não apresentar resultados é um problema. Quando não cumpre os seus compromissos, isso prejudica a sua reputação. As pessoas precisam de saber que podem confiar em si. Consistência é a chave para a confiança e progressão.
- Ignorar o desenvolvimento profissional
Permanecer o mesmo num mundo em rápida mudança não é boa ideia. Desperdiçar oportunidades de aprender e crescer mostra falta de iniciativa. Os empregadores valorizam aqueles que procuram aprimorar as suas competências e manter-se actualizados com as tendências do sector.
- Descurar a limpeza da área de trabalho
O espaço de trabalho é um reflexo da sua pessoa. Uma mesa desarrumada ou suja não é apenas um problema pessoal e sugere que é um profissional desorganizado. Manter a sua área de trabalho arrumada mostra respeito por si e pelas pessoas à sua volta. É uma questão de profissionalismo.
- Ocultar informação
Não partilhar informações cria barreiras numa equipa, limitando a colaboração e o crescimento. Ao guardar o conhecimento para si mesmo, é visto como pouco colaborativo, o que pode prejudicar o sucesso pessoal e da equipa. Conhecimento é poder, mas guardá-lo não favorece ninguém. Quando não partilha o que sabe está a sufocar o potencial da equipa.