Não preparou a festa de Natal da sua empresa? Ainda vai a tempo, veja estas sugestões

A Factorial, empresa de software para a gestão dos Recursos Humanos, sabe que organizar uma festa de Natal não é tarefa simples: exige disponibilidade, tempo, criatividade, rigor na gestão de custos e muita paciência. Assim, a empresa preparou algumas ideias originais que as empresas podem seguir para organizar festas e actividades nesta época festiva.

Veja qual se enquadra melhor na sua organização:

1. Organizar um jantar de Natal
O jantar de Natal da empresa é o tipo de evento mais tradicional nesta época do ano, mas não tem porque não ser memorável. O primeiro passo é pensar se é melhor escolher um restaurante, arrendar um espaço ou até mesmo fazê-lo nas instalações da empresa.

Depois, podem criar-se convites personalizados para cada colaborador; organizar uma troca de prendas, por exemplo ao estilo «amigo secreto»; investir em momentos de animação e actividades ao longo do jantar; e, nos dias seguintes, desafiar os colaboradores a partilhar as suas fotografias e vídeos do jantar nas redes sociais.

 

2. Fazer um teambuilding solidário
Se a hipótese de fazer um jantar de Natal da empresa é algo que não suscita interesse, ou se preferia dedicar esse orçamento a ajudar quem mais precisa nesta época, uma boa opção poderá ser um teambuilding solidário.

Pesquise as várias associações que existem, veja o que é que cada uma faz e como faz e quais as suas principais necessidades de apoio, e de que forma podem relacionar-se mais com os valores, propósito e até cultura da sua empresa.

Alguns exemplos são uma «cãominhada», passeando os animais de uma associação que cuide de animais; ou preparar uma festa infantil para brincar com crianças desfavorecidas que necessitem de carinho e atenção; ou mesmo um workshop de culinária cujo resultado final seja doado a uma instituição.

 

3. Preparar uma festa temática
Se quer fazer algo realmente diferente, uma festa temática é o caminho a seguir – para além de fazer algo diferente do que as restantes empresas escolhem nesta altura, surpreenderá os seus colaboradores.

Os temas possíveis são infinitos, mas deixamos algumas ideias: disfarces de algo começado pela primeira letra do seu nome (o Samuel pode vestir-se de super-herói, a Maria de marcador fluorescente e o Carlos de campainha); uma festa das cores (colocar papéis com cores numa caixinha, e cada pessoa tirará a sorte uma sorte e terá de se vestir inteiramente nela); festa de anos 70/80/90 ou festa futurista (com todos vestidos a rigor para uma viagem no tempo).

 

4. Incluir as famílias nas festividades
Se há muitos colaboradores com filhos, uma óptima ideia pode ser optar por eventos em que se incluam os familiares, em especial as crianças. Por que não um teatro infantil ou um musical, que termine com um convívio/refeição num espaço arrendado? Assim, permite que o colaborador passe o dia de forma ainda mais memorável, juntando as suas vidas pessoal e profissional.

 

5. Dedicar um dia a jogos em equipa
Para criar um dia inteiro diferente e relaxante, pode sempre contratar uma empresa de organização de eventos que crie jogos adaptados aos seus colaboradores e que se relacionem com a sua empresa.

Para uma empresa tecnológica, por exemplo, fará sentido jogos mais tecnológicos e digitais; para uma empresa na área do turismo, os jogos poderão acontecer todos dentro desse tema. A criatividade e a irreverência são as chaves do sucesso.

Ler Mais