Não resiste a procrastinar mas quer mudar esse hábito? Esta notícia é para si (tem 14 truques infalíveis)

A procrastinação é normal de vez em quando, mas, quando se torna um hábito, pode ser prejudicial para a sua carreira e para a sua vida pessoal. Deixar as coisas para o último minuto pode causar stress, oportunidades perdidas e potencial não realizado.

 

Depois de compreender os motivos por trás desse procrastinar, será capaz de abandonar o hábito e manter o controlo de todos os seus projectos. O WMN Lives partilha dicas que ajudarão a ser mais produtivo em tempo útil.

 

Mini-metas

Dividir tarefas maiores em objectivos mais pequenos e alcançáveis ​​pode reduzir significativamente a sensação opressiva que muitas vezes leva à procrastinação. Ao atingir estas mini-metas, terá uma sensação de realização que o manterá energizado e focado nos seus objectivos. Celebrar estas pequenas vitórias pode aumentar a sua confiança e elevar o estado de espírito, fazendo com que o caminho em direcção ao objectivo maior pareça mais alcançável.

Prazo pessoal

Definir prazos pessoais anteriores à data-limite real pode ajudar a criar um sentido de urgência, incentivando-o a iniciar as tarefas mais cedo. Ao cumprir estes prazos auto-impostos, induz o seu cérebro a agir, o que ajuda a evitar correrias de última hora. Esta prática também permite um tempo extra para rever e melhorar o seu trabalho antes do prazo, garantindo que este cumpre os mais altos padrões.

Triagem de tarefas

Ao organizar as tarefas de acordo com a sua urgência e importância, pode garantir que colocará a sua energia nas coisas que realmente importam. Este método ajuda-o a lidar primeiro com os itens de alta prioridade, reduzindo a ansiedade dos prazos. Além disso, permite evitar o desperdício de tempo em tarefas de impacto mínimo que podem ser atrasadas ou atribuídas a terceiros.

Foco extra

Utilizar técnicas como a Técnica Pomodoro, onde incorpora sessões de trabalho focadas com pausas curtas e energizantes para uma produtividade ideal, pode aumentar o seu foco e performance. Este método ajuda a manter níveis de concentração elevados, proporcionando descansos periódicos ao cérebro, evitando o burnout. Com o tempo, estes breves períodos de esforço concentrado podem resultar em avanços substanciais.

Detox de distracção

Manter o foco é essencial; uma forma de o conseguir é remover ou minimizar as distracções do seu espaço de trabalho. Pode envolver desligar notificações, encontrar um ambiente silencioso ou utilizar aplicações que bloqueiem sites que distraem. Definir uma área livre de distracções pode melhorar significativamente a sua capacidade de se manter focado, aumentar a produtividade e realizar as suas tarefas prontamente.

Rotina habitual

Estabelecer uma rotina diária regular pode treinar o seu cérebro para entrar em modo de trabalho mais rapidamente, tornando mais fácil vencer a procrastinação. As rotinas criam uma estrutura à qual a sua mente e o seu corpo se habituam, facilitando a transição para um estado produtivo. Seguir consistentemente uma rotina e manter um elevado nível de disciplina ao longo do tempo pode resultar em melhorias notáveis ​​na autodisciplina e na produtividade geral.

Aliados da responsabilidade

Partilhar os seus objectivos com um amigo, colega ou parceiro de responsabilidade pode acrescentar uma dose extra de compromisso que o motiva a seguir em frente. Estar ciente de que outra pessoa está a monitorizar os seus prazos pode encorajá-lo a manter o foco e a atingir os seus objectivos para evitar falhas. Além disso, os check-ins regulares podem dar incentivo e feedback, impulsionando ainda mais o seu progresso.

Rituais de recompensa

Recompensar-se após completar as tarefas pode criar um reforço positivo, aumentando a probabilidade de enfrentar tarefas futuras sem demora. Estas recompensas não têm de ser extravagantes; podem ser simples, como uma pausa para café ou ver um programa favorito. O fundamental é fazer com que a recompensa dependa da conclusão da tarefa, o que condiciona o seu cérebro a associar a produtividade a resultados positivos.

Foco nos benefícios

Pensar nos resultados positivos da conclusão de uma tarefa, em vez do esforço necessário, pode fazer com que a tarefa pareça mais atraente. Manter uma perspetiva positiva pode mudar completamente a sua mentalidade e tornar muito mais simples começar. Visualizar o resultado e a satisfação da conclusão podem ser poderosos motivadores para superar a procrastinação.

Momentos conscientes

Adoptar a atenção plena pode ser uma forma eficaz de vencer o stress e a ansiedade, que muitas vezes levam à procrastinação; a atenção plena permite que se mantenha presente, reduzindo a perturbação mental que o impede de iniciar tarefas. Ao estar plenamente consciente do momento actual, poderá ter mais facilidade em iniciar e envolver-se em funções sem ser assolado por pensamentos ou preocupações desnecessárias. Criar uma sensação de paz na sua mente permite-lhe eliminar a desorganização mental e realizar tarefas com um foco nítido e um pensamento claro.

Superar medos

O medo do fracasso sustenta muitas vezes a procrastinação, mas reconhecer e lidar com esse medo pode ajudá-lo a seguir em frente. Reformular os seus pensamentos e focar-se em aprender com os erros, em vez de os evitar, reduz o poder do medo sobre si. Olhar para as coisas de forma diferente permite-lhe tomar decisões e seguir em frente, mesmo quando as coisas não estão a correr como planeado.

Comece agora

A procrastinação é um desafio comum, mas não tem de controlar a sua vida; a forma mais simples e eficaz de vencer a procrastinação é simplesmente começar, mesmo que seja apenas por cinco minutos. Esta acção inicial gera frequentemente impulso, simplificando o processo para facilitar a transição perfeita das tarefas e permitir a continuação ininterrupta do fluxo de trabalho. Começar também quebra a barreira mental que a procrastinação constrói, provando a si mesmo que a tarefa é controlável.

Faça um cronograma

Ao planear um horário e cumpri-lo, terá muito menos probabilidade de procrastinar. Ter um horário definido é a chave para fazer as coisas. Pense em quanto tempo levará uma tarefa e planeie-a. Anote tudo por escrito e não vacile no seu plano. Só o simples acto de agendar pode impedir que volte a procrastinar.

Diga “Não”

Pode ser difícil dizer “não” às pessoas. Isto é verdade tanto no trabalho como nas vidas pessoais. Ninguém quer desiludir as pessoas dizendo não, mas é algo necessário a fazer, especialmente se sentir que está a ficar para trás. Não adie os seus projectos actuais porque disse “sim” a um novo. Não há problema em dizer “não”, especialmente quando não tem tempo para adicionar mais coisas à agenda.

 

A procrastinação é inimiga da produtividade, mas ao implementar estas estratégias, pode assumir o controlo e fazer progressos em direcção aos seus objectivos. Cada técnica visa um aspecto diferente da procrastinação e soluções para ajudar a superá-la. Com tempo e esforço, alcançará mais e procrastinará menos, levando a um maior sucesso e satisfação pessoal.

Ler Mais