Não sabe em que competências apostar para se valorizar enquanto profissional? São estas que as empresas mais vão valorizar nos próximos três anos

O reforço das equipas em funções relacionadas com dados e tecnologia constituem o principal foco das empresas para os próximos três anos. Para além do domínio das áreas tecnológicas, as empresas procuram profissionais com capacidade de adaptação, resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade.

 

As conclusões são dos estudos “Future Jobs Survey Report” e “Future Skills Survey Report, realizados pela Mercer em parceria com a Crunchr, que apresentam tendências do emprego e das competências empresariais para os próximos três anos.

No que concerne às profissões em destaque, para os próximos três anos espera-se um aumento da importância das áreas relacionados com dados, nomeadamente Business Intelligence & Data Analysis, Data Analytics e Data Science/Big Data Mining.

Os inquiridos pontuam de forma elevada a importância global destas funções e a velocidade de evolução e consideram que requerem recrutamento externo, reconhecendo dificuldade na relação entre a procura e a oferta.

Outra conclusão do estudo é o facto de os inquiridos apontarem a utilização de Inteligência Artificial e da robótica como factores para a melhoria da produtividade humana nas referidas funções (Data Analytics: 52%; Business Intelligence & Data Analytics: 48,8%; Data Science/Big Data Mining: 44,1%).

No plano oposto, enquanto funções/áreas menos críticas a curto e médio prazo surgem Contabilidade, Web Design e Vendas Presenciais. Segundo a opinião dos inquiridos, Contabilidade (41%) e Apoio ao Cliente (35,9%) são as duas áreas mais suscetíveis à automatização parcial ou total.

Mais de metade dos inquiridos acredita que a área de Diversidade (52,8%) é a área que irá sofrer menos alterações no trabalho durante os próximos três anos, seguida dos departamentos de Vendas (44,9%) e de Desenvolvimento de Negócio (44,1%).

Espera-se que as funções de Desenvolvimento e Software de IT (24,4%) recebam cada vez mais recursos por meio de talentos externos, ao contrário de Gestão de Projecto (34,6%) que deve ser assumida por recursos internos das organizações.

Em termos de outsourcing, o estudo conclui que este modelo será uma tendência cada vez mais utilizada para Web Design (18,1%), bem como Digital Internet Marketing (15%) e E-Commerce Web Operations (14,2%).

O estudo “Future Skills Survey Report” analisa as tendências das competências que as empresas mais valorizam, tendo em conta quatro áreas: Competências Tecnológicas e de Inovação, Competências Comerciais, Traços de Personalidade e Competências Colaborativas.

Os dados demonstram que existe a expectativa que as competências relacionadas com fluência tecnológica e inovação se tornem cada vez mais importantes para as empresas durante os próximos três anos, seguidas por traços de personalidade desejáveis. Mentalidade de crescimento e adaptabilidade; competências relacionadas com o desenvolvimento de pessoas; resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade são os três grupos de soft skills identificadas como sendo as mais importantes para os próximos três anos, embora se reconheça a dificuldade em recrutar perfis com estas caracterísiticas.

No campo oposto, enquanto competências individuais menos valorizadas são apontadas influência política interna/network; competências de vendas e pensamento transdisciplinar. As competências comerciais são vistas como menos críticas a curto e médio prazo.

Apesar da sua importância, competências associadas ao Digital, ao TI e à Inteligência Emocional foram identificadas como as mais difíceis de encontrar no recrutamento de talento. As três competências mais comumente identificadas como suscetíveis à automatização estão relacionadas com as áreas administrativas, Recursos Humanos e Introdução de Dados.

“Future Jobs Survey Report” e “Future Skills Survey Report” são dois estudos desenvolvidos pela Mercer, empresa subsidiária da Marsh & McLennan Companies, líder global na reinvenção do mundo do trabalho, e contam com a parceria da Crunchr, uma plataforma de análise de pessoas. O estudo “Future Jobs Survey Report” inquiriu 118 empresas de diferentes setores de actividade e localização geográfica, com o objectivo de refletir o estado a médio e longo prazo do emprego. Para averiguar as tendências das competências empresariais durante os próximos três anos, 200 empresas em todo o mundo responderam ao questionário “Future Skills Survey Report”.

Ler Mais