Neste país vai testar-se dar 1900 euros mensais aos cidadãos (tenham ou não emprego) para perceber o efeito que esse dinheiro provoca (física e psicologicamente)
O rendimento básico universal vai ser testado em Inglaterra pela primeira vez, e será realizado apenas em dois locais, com um total de 30 voluntários, de acordo com o The Guardian.
Neste sentido, será atribuído um cheque mensal para garantir a segurança económica, independentemente de os cidadãos terem ou não um emprego.
O teste vai decorrer em Jarrow, no nordeste do país, e East Finchley, no norte de Londres, durante dois anos. Cada um dos 30 participantes vai receber 1600 libras mensais (cerca de 1850 euros) e será analisado o efeito que o dinheiro provoca, tanto a nível físico como psicológico.
Os investigadores do think tank ‘Autonomy’, entidade que está a apoiar o teste em Inglaterra, ainda procuram apoio financeiro para o projecto-piloto, com os apoiantes a garantirem que isso poderia simplificar o sistema de bem-estar e combater a probeza.
«O rendimento básico universal consegue, de forma geral, acautelar as necessidades básicas das pessoas, mas queremos ver qual é o efeito deste dinheiro na saúde psicológica e física dos participantes, quer escolham trabalhar ou não», afirmou Will Stronge, director do think tank Autonomy.