No Japão, uma empresa conseguiu duplicar a taxa de natalidade com duas medidas simples

A empresa japonesa Itochu conseguiu inverter a tendência decrescente da sua taxa de natalidade após de proibir o trabalho depois das 20h00 e de oferecer creches próprias para os filhos de todos os colaboradores. As medidas foram implementadas em 2013, quando a média era de 0,60 filhos por mulher. No ano passado, o número fixou-se nos 1,97 filhos por mulher, avançou o Notícias ao Minuto.

 

Na empresa, sediada em Tóquio, o dia de trabalho começa entre as 05h00 e as 08h00, dependendo da decisão de cada colaborador. Quem trabalhar neste horário, começa a manhã a receber um pequeno-almoço gratuito composto por frutas, vegetais, carnes e outros produtos frescos, assim como bebidas, de acordo com o La Voz de Galicia.

A hora de saída é às 15h00 e não devem haver atrasos, para que os colaboradores não apanhem a hora de ponta no metro.

Em 2010, a empresa abriu uma creche «para apoiar o equilíbrio entre o trabalho e a família» e o espaço tem capacidade para acolher até 18 crianças dos dois meses aos seis anos.

No Japão, tem-se verificado um declínio demográfico devido à cultura do trabalho, que é pouco propícia à conciliação com a vida pessoal e familiar.

Ler Mais