Noesis: As pessoas no centro do sucesso

Num mercado cada vez mais competitivo, a Noesis tem vindo a destacar-se através de uma estratégia de Employer Branding que coloca o colaborador no centro da organização.

 

A competição por talentos no sector tecnológico atingiu níveis muito competitivos, o que tem vindo a exigir uma abordagem única e apelativa para atrair e reter profissionais qualificados. Actualmente, a Noesis tem vindo a destacar-se pela sua estratégia de Employer Branding, que pretende colocar as pessoas no centro da organização.

«O facto de operarmos num sector onde a rápida evolução tecnológica fez disparar a competitividade pelos melhores profissionais no sector das TI, caracterizado por uma rotatividade muito elevada, tornou ainda mais evidente a necessidade de uma estratégia clara de Employer Branding, focada quer na retenção quer na atracção de talento», começa por explicar Sandra Martins, Marketing & Communication manager da Noesis.

A estratégia de Employer Branding da Noesis reflecte a cultura e a visão da empresa, sendo fundamentada em cinco pilares diferenciadores: «Soluções inovadoras, força de trabalho diversificada, formação, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e impacto positivo na sociedade. » Aliás, de acordo com a responsável, a Employer Value Proposition (EVP) da empresa, «Let’s innovate together!», representa uma cultura de inovação incentivada e apoiada por todos os colaboradores da organização.

Nesse sentido, a implementação da estratégia ocorre em todas as fases da jornada do colaborador, desde a atracção inicial até à integração. «Procuramos implementar a estratégia desde o momento da atracção do candidato, procurando atrair os melhores e os que fazem “match” com a nossa cultura e valores, e acompanhando/intervindo em toda a jornada do colaborador, desde o processo de selecção, passando pelo onboarding, até ao momento em que o colaborador decide fazer parte da nossa comunidade de alumni», acrescenta.

Desafios e pilares da estratégia
A estratégia de Employer Branding da Noesis é sustentada por cinco pilares na área de People, a saber:

  • Thrive with us: A empresa pretende, através da tecnologia e liberdade, construir soluções inovadoras para fazer a diferença na sociedade;
  • Always dare to be one-of-a-kind: A Noesis tem vindo a valorizar a força de trabalho e pretende implementar uma cultura diversificada e inovadora;
  • Keep growing with us: O contacto com culturas e projectos internacionais permite à empresa evoluir, em conjunto com uma estrutura de formação eficiente;
  • Have fun: A organização defende também um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional;
  • Make the world a better place: Os apoios da Noesis às iniciativas ambientais ou de solidariedade têm vindo a contribuir para a diversidade de género em cursos STEM.

Já sobre o principal desafio à implementação da estratégia de Employer Branding da Noesis, a responsável esclarece que tem sido perceber quais os factores mais valorizados pelos talentos. Nesse contexto, a empresa pretende responder a estes desafios através de iniciativas estruturadas, como o investimento na formação. «Queremos apostar no desenvolvimento dos colaboradores através de projectos internacionais, conjugando a aprendizagem on-the-job, com formação através da plataforma Udemy, e academias internas, as Noesis Academy», explica Sandra Martins.

Além disso, adianta que a organização tem vindo a apostar num modelo de trabalho híbrido, em que os colaboradores vão aos escritórios dois dias por semana. «Tem existido uma aposta em diferentes regiões de Portugal, o que abre portas a talentos de outras cidades», acrescenta. Paralelamente, e além da atribuição de prémios de desempenho, revisões salariais e promoções, a Noesis também incentiva o “feedback” contínuo dos colaboradores, ao mesmo tempo em que premeia os cinco, 10, 15, 20 e 25 anos de dedicação à empresa.

A responsável revela ainda que a Noesis celebra o «mês da diversidade e o mês do pride», além das iniciativas focadas na igualdade de oportunidades entre géneros. No que à tecnologia diz respeito, a empresa conta também com núcleos de competências especializados, assentes em fortes parcerias tecnológicas, que permitem aos colaboradores estar no centro da inovação.

Abordagem de Employer Branding
Não é segredo que a Noesis tem vindo a apostar numa estratégia de Employer Branding inclusiva no domínio do Marketing e dos Recursos Humanos. O alinhamento estratégico entre estas duas áreas permite à empresa tirar partido da experiência do Marketing na criação de experiências e na compreensão da jornada do consumidor e aplicá-la na jornada do colaborador. «Alinhado com a estratégia de Recursos Humanos, e com a política de internacionalização e de liderança da organização, o Marketing tem o “know-how” necessário para desenvolver um plano de Employer Branding que posicione a organização no lugar certo para ganhar a luta pelo talento e captar os melhores profissionais», refere Sandra Martins.

Já sobre a forma de diferenciação, a Noesis destaca-se pela sua cultura de inovação, representada na frase «Let’s Innovate Together». A estratégia de Employer Branding é vista como crucial não só para os Recursos Humanos e para o Marketing, mas também para o sucesso global do negócio. A título de exemplo, a responsável refere que esta estratégia inclui iniciativas, como o “#teamnoesis Baby kit”, que permitem ajudar os colaboradores que foram pais recentemente. Além disso, a sustentabilidade também é uma das prioridades para os colaboradores e, por este motivo, a empresa lançou os #teamnoesis days, uma iniciativa focada na sustentabilidade e no desporto. Trata-se de um projecto que já contou com momentos de surf e inclusive a plantação de uma micro-floresta urbana.

Segundo a Marketing & Communication manager, a Noesis também instalou a aplicação UPNDO e «incentivou os colaboradores a moverem-se, convertendo os quilómetros percorridos em doações para apoiar Organizações Não-Governamentais (ONG)». Além disso, organizou ainda uma “Inspirational Session”, com a participação de mulheres que assumem diariamente um papel activo nos temas da diversidade e empoderamento feminino.

A adesão a estas iniciativas foi muito positiva para a empresa e traduziu-se em bons resultados, segundo revela o Estudo de Cultura & Clima Organizacional, realizado pela Great Place to Work (GPTW). A Noesis foi, aliás, reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal e na Europa.

Quanto ao futuro, Sandra Martins considera que a implementação de People Analytics combinada com o uso de inteligência artificial será crucial para melhorar a eficácia do Employer Branding. «Serão importantes no processo de recrutamento e selecção, contribuindo para encontrar os candidatos que combinam perfeitamente com a vaga, mas também na motivação dos colaboradores, facilitando a identificação de áreas de melhoria ou ajustes nos programas de desenvolvimento de carreira individual», conclui Sandra Martins.

Sandra Martins
Marketing & Communication manager, Noesis

 

Este artigo faz parte do especial “Employer Branding Best Practices” publicado na edição de Janeiro (n.º 157) da Human Resources, no âmbito da Employer Branding Conference 2024, promovida pela Talent Portugal.

 

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