Norauto: Desafios e estratégia da vencedora do Índice da Excelência

A Norauto orienta a sua Gestão de Pessoas nos eixos de atracção, engagement, desenvolvimento e partilha.

 

Automobilista e Responsável é o sentido da acção da Norauto, uma empresa que se define como people centric e que integra a Gestão de Pessoas na sua visão e num dos três eixos da sua estratégia. Para Fernanda Correia, directora de Recursos Humanos da Norauto, «as competências e os conhecimentos são fonte de vantagem competitiva e de inovação, o que só é possível colocando as pessoas no centro da organização. Acreditamos num modelo de gestão ​focado na experiência do colaborador, no seu bem-estar, e assente na co-construção, co-responsabilização, autonomia e proximidade».

Neste momento, os desafios que esta empresa identifica são transversais aos vários eixos da sua estratégia de pessoas, começando pela atracção, evoluindo para o engagement, o desenvolvimento e a partilha. «Desde logo temos as exigências da atracção de talento, comuns a todo o mercado, mas que se acentuam ao nível das hard skills ligadas aos desafios das novas mobilidades, que a pandemia veio acentuar», explica Fernanda Correia. «Este processo de transição exige também o reskilling, sobretudo ligado aos híbridos, eléctricos, mas também às novas formas de liderança.»

No que diz respeito ao engagement, a responsável assinala «um enorme desafio, já que se verifica uma menor fidelização, ligada aos perfis mais jovens, mas também fruto da retoma económica e das batalhas dos vários players pelos melhores talentos. Paralelamente, todos estes factores obrigam as empresas a repensar as suas políticas salariais, nas quais os benefícios flexíveis assumem um maior destaque».

Para dar resposta a estes desafios, no que diz respeito à atracção de talento, a Norauto reforçou as parcerias com instituições de ensino e passou a ter uma presença mais assídua nas redes sociais, sendo estes motores relevantes para veicular a value proposition da marca. Do mesmo modo, foi desenvolvido um novo processo de onboarding que permite aferir o nível de pertença e de satisfação dos colaboradores, desde o primeiro momento na empresa, e garante a realização dos percursos de formação obrigatórios para 100% das equipas. Adicionalmente, o upskilling e reskilling são assumidos como prioritários, para responder às necessidades internas, mas também ao contexto externo. Para dar alguns exemplos, Fernanda Correia destaca «projectos como o Be+ Norauto, que permite acelerar competências internas e a recente 3.ª edição da Academia Norauto, um boost na formação de 13 novos líderes».

Sendo a partilha um dos valores fundadores da Norauto, esta «sente-se na cultura e no dia-a-dia das equipas, mas também na distribuição de valor, pelo que a revisão salarial deste ano foi antecipada e efectuada em duas fases, em Setembro de 2021 e em Janeiro de 2022 e permitiu um incremento de 6,4%, e à qual se juntou o aumento do subsídio de alimentação em 6,7%. A estratégia de RSE foi igualmente reforçada tal como o nosso compromisso com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável e é por este compromisso que nos empenhamos e nos reinventamos», explica a directora de Recursos Humanos da Norauto.

Para se tornar atractiva para trabalhar, a Norauto aposta numa política de admissão com contratos sem termo e diversos benefícios extra-salariais, de forma a cobrir o maior número de situações do dia-a-dia, como os seguros de vida e de saúde, extensíveis ao agregado familiar. A flexibilidade de horário na service team foi também reforçada desde há alguns meses, com a adopção de um modelo de teletrabalho em regime híbrido.

Há 25 anos em Portugal, a Norauto mantém o seu plano de expansão, o que se traduz em oportunidades de carreira mas também em novas formas de trabalho mais colaborativo como o agile e o design thinking, que surgem para dar resposta a esta fase de transformação digital e cultural e melhorar a experiência cliente e colaborador. A possibilidade de participar em projectos internacionais, noutras empresas do Grupo Mobivia, é outro factor de atractividade.

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