NOVA IMS aposta em área com escassez de talento e lança licenciatura (acreditada) em Ciência de Dados

A NOVA Information Management School (NOVA IMS) da Universidade Nova de Lisboa reforçou a sua oferta curricular, com o arranque em Setembro de uma nova licenciatura em Ciência de Dados, já acreditada pela A3ES.

 

O grande potencial da utilização de técnicas de ciência de dados para analisar vastas quantidades de dados, produzidas diariamente, tem sido limitado em Portugal e na União Europeia pela falta de profissionais devidamente qualificados.

Em 2020, a Hays apontava as Tecnologias de Informação como o sector onde as empresas portuguesas revelam ter maiores dificuldades em contratar, com os analistas de “business intelligence” e os cientistas de dados a surgir em primeiro plano. Este estudo, que inquiriu 3259 profissionais qualificados e 793 empregadores, concluiu ainda que 33% dos profissionais do sector foram aumentados no ano anterior e 62% recusaram ofertas de emprego, e antecipa uma forte pressão salarial nesta área, fruto da falta de talentos disponíveis no mercado.

Roberto Henriques, subdirector e presidente do Conselho Pedagógico da NOVA IMS, refere «o objectivo principal da nossa nova licenciatura em Ciência de Dados é treinar futuros profissionais capazes de entender, desenvolver e utilizar modelos, algoritmos e as técnicas mais avançadas em matéria de ciência de dados, para analisar e extrair conhecimento do “Big Data”. Neste curso, os alunos serão expostos a tópicos inovadores que abrangem várias disciplinas (aprendizagem automática, aprendizagem profunda e inteligência artificial) e que são imprescindíveis para enfrentar a rápida evolução registada na ciência de dados».

Para Pedro Saraiva, director da NOVA IMS: «Os desenvolvimentos registados recentemente e que vão marcar as próximas décadas, centrados na digitalização, “big data”, inteligência artificial, “data science” ou indústria 4.0, para citar apenas alguns, tornam a formação nesta área essencial para uma grande diversidade de aplicações industriais e para o favorecimento da transição digital das empresas. Esta nova licenciatura é pioneira em muitos dos seus contornos e permite alargar a oferta de licenciaturas disponibilizadas pela NOVA IMS, que contempla igualmente os cursos de Gestão de Informação, Sistemas e Tecnologias de Informação».

Ler Mais