NTT DATA: De colaboradores a embaixadores

Na NTT Data, os colaboradores transcendem essa definição, vivendo e promovendo a cultura e os valores da empresa no mercado. 

Com uma abordagem que privilegia a autenticidade, a transparência e a identificação com os valores organizacionais, a NTT DATA aposta na construção de uma ponte directa entre a sua identidade e o mercado, especialmente no segmento do talento jovem. Inês Santos Tadeu, Brand and Employer Branding specialist, partilha os pilares estratégicos que sustentam a visão da empresa sobre o papel dos colaboradores como embaixadores da marca.

A NTT DATA reconhece nos seus colaboradores os mais fiéis representantes da sua essência. «Acreditamos que as nossas pessoas são quem melhor representa a nossa identidade. Quando quem vive a nossa cultura, valores e propósito se torna embaixador da marca, cria-se uma extensão orgânica daquilo que nós somos e uma ponte directa com futuros colaboradores», sublinha Inês Santos Tadeu. Esta filosofia reflecte-se particularmente no programa de embaixadores universitários, uma iniciativa desenhada para atrair jovens talentos, capacitando-os a representarem a empresa nas suas comunidades académicas e para lá delas.

Para que um colaborador desempenhe o papel de embaixador da marca de forma eficaz, é imprescindível que acredite na empresa e se identifique com os seus valores. Inês Santos Tadeu realça que esse processo começa com a coerência entre a prática e o discurso: «Temos de garantir que fazemos aquilo que comunicamos e que somos fiéis aos nossos ideais. Acima de tudo, promovemos uma cultura de transparência.» Contudo, esta transparência nem sempre é de fácil gestão, especialmente nos momentos em que os resultados ficam aquém do esperado. «Nem sempre conseguimos responder às nossas expectativas, ou porque não alcançámos o output desejado ou porque almejávamos ter feito mais do que nos foi possível. Mas nem por isso deixamos de ser verdadeiros nas mensagens que transmitimos», destaca.

Aposta na autenticidade

No que toca às ferramentas e plataformas que suportam os colaboradores na promoção da marca, a NTT DATA aposta numa abordagem integrada. «Tudo o que comunicamos externamente é um reflexo daquilo que somos e do que fazemos. Como tal, as nossas redes sociais comunicam não só para fora, como para dentro da organização», explica Inês Santos Tadeu. Complementarmente, a empresa disponibiliza um ecossistema de comunicação interna e prepara-se para implementar uma plataforma de employee advocacy, que, através de dinâmicas de gamificação, permitirá aos colaboradores partilhar conteúdos alinhados com os objectivos estratégicos da companhia nas suas redes sociais. Estas ferramentas ajudam a reforçar a coesão entre a comunicação interna e externa, assegurando que a imagem transmitida da empresa é consistente com a sua realidade vivida.

Um dos principais destaques na estratégia de employer branding da NTT DATA é o programa de embaixadores universitários. Actualmente na quarta edição, esta iniciativa envolve 50 estudantes de 15 instituições de ensino superior, distribuídos por seis cidades. Com base em três pilares – desenvolvimento pessoal, aprendizagem tecnológica e imersão cultural -, o programa oferece uma experiência enriquecedora, tanto a nível profissional como pessoal. «A iniciativa é composta por workshops, talks e momentos de networking, que permitem aos embaixadores conhecer a realidade da empresa e as nossas pessoas, para que, enquanto enriquecem as suas competências pessoais e profissionais, vivam a nossa cultura, os nossos valores e os possam representar nas respectivas universidades», explica Inês Santos Tadeu.

Estes embaixadores não se limitam ao contacto com colegas no dia-a-dia; participam activamente em eventos de recrutamento, incentivando outros estudantes a explorarem oportunidades na NTT DATA. Exemplos de sucesso incluem embaixadores que lideraram eventos universitários, disseminaram amplamente conteúdos nas redes sociais e ajudaram no recrutamento de novos embaixadores. Este envolvimento não só aumentou a visibilidade da marca, como também resultou no reconhecimento interno destes embaixadores como líderes e modelos de comportamento.

Impacto e expansão

Implementar um programa de embaixadores não está isento de desafios. Um dos principais, segundo Inês Santos Tadeu, é assegurar a participação activa dos embaixadores. Para superar este obstáculo, a NTT DATA aposta na clareza das mensagens e no uso de dinâmicas de gamificação como incentivo. Contudo, Inês salienta que «o envolvimento dos embaixadores na representação da marca não implica uma transferência de responsabilidade. Na realidade, isso exige uma ainda maior responsabilidade à NTT DATA, que reforça o seu compromisso em ser fiel àquilo que comunica». Esta abordagem reflecte o equilíbrio delicado entre a autonomia concedida aos embaixadores e o papel contínuo da empresa como guardiã da sua identidade e valores.

Com o sucesso do programa universitário, a NTT DATA prepara-se para expandir as suas iniciativas de embaixadores. Entre os planos em desenvolvimento estão os programas de embaixadores internos e de alumni. «Se formos suficientemente atractivos para manter estes profissionais na nossa rede, também eles podem ser embaixadores da NTT DATA nas suas empresas», adianta Inês Santos Tadeu.

Esta expansão não só promete aumentar a visibilidade da marca no mercado, como também reforçar a sua reputação enquanto empregador de referência. Além disso, ao apostar em programas que abrangem diferentes públicos, a empresa está a criar uma rede diversificada e interligada de embaixadores que potenciam o processo de atracção e retenção de talentos, clientes e parceiros.

O foco nas áreas de tecnologia e inovação, reconhecidas pela escassez global de talento, é uma prioridade para a NTT DATA. «Através da partilha orgânica das suas experiências, que reflectem a cultura que vivenciam na companhia, os embaixadores reforçam a comunicação dos nossos projectos e oportunidades, o que acaba por conduzir a um maior interesse dos candidatos», explica a Brand and Employer Branding specialist.

Este artigo foi publicado na edição de Janeiro (nº. 169) da Human Resources.

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