Número de desempregados inscritos no IEFP recua em Janeiro

O número de desempregados inscritos nos serviços de emprego caiu 8,6% em Janeiro face ao período homólogo, mas aumentou 3,2% comparando com o mês anterior, para 320.558, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) divulgados esta quinta-feira.

 

De acordo com o IEFP, em Janeiro registaram-se assim menos 30.214 desempregados inscritos nos serviços de emprego face ao mesmo mês de 2019, mas mais 10.076 comparando com Dezembro.

Por outro lado, o ministério liderado por Ana Mendes Godinho desvaloriza a subida de 3,2% em cadeia, sublinhando que «é habitual o desemprego aumentar na mudança do ano», uma situação que acontece todos os anos desde 1989.

«Este aumento de 3,2% está em linha com o aumento médio de 3,4% observado nos últimos 30 anos», afirma a mesma fonte, acrescentado que a subida em Janeiro de 10.076 pessoas desempregadas face a Dezembro «está abaixo do acréscimo médio de 15.053 pessoas dos últimos 30 anos». O ministério realça ainda que «o aumento em cadeia do desemprego e do desemprego jovem é inferior ao registado em Janeiro de 2019».

De acordo com o IEFP, o número de desempregados com idade inferior a 25 anos aumentou 7,2% em Janeiro face a Dezembro e diminuiu 6,8% em termos homólogos, para 34.920.

O IEFP sublinha ainda que «para a diminuição do desemprego registado, face ao mês homólogo de 2019, contribuíram todos os grupos do ficheiro de desempregados, com destaque para as mulheres, os adultos com idades iguais ou superiores a 25 anos, os inscritos há um ano ou mais, os que procuravam novo emprego e os que possuem como habilitação escolar o 1.º ciclo básico».

O desemprego caiu em Janeiro em todas as regiões em termos homólogos, à excepção do Algarve, que registou uma subida de 0,3%. Na região Norte, o número de desempregados inscritos diminuiu 10,8% face ao mesmo período do ano passado, enquanto na região autónoma dos Açores a queda foi de 9,3% e na região de Lisboa e Vale do Tejo a descida foi de 8,6%. Porém, comparando com Dezembro, todas as regiões viram o número de desempregados aumentar.

Ler Mais