O actual vice-presidente do LinkedIn partilha o melhor conselho de carreira que recebeu (e veio do ex-presidente dos EUA, Barack Obama)

Quando o seu chefe lhe dá conselhos de carreira, é prudente ouvir com atenção. Ainda para mais se for presidente dos Estados Unidos. Foi isso que aconteceu com Aneesh Raman, actual vice-presidente do Linkedin, que partilhou com a CNBC Make It o melhor conselho que recebeu. 

 

Aneesh Raman trabalhou como redactor de discursos de Barack Obama de 2011 a 2013 e recorda um conselho de carreira importante que o presidente costumava partilhar: «Preocupe-se com o que quer fazer, não com quem quer ser.»

Antes da sua carreira política, Barack Obama começou na área da organização comunitária em Chicago. «O seu objectivo era construir comunidades de uma maneira diferente e isso conduziu-o no caminho que o levou à presidência dos EUA» disse Aneesh Raman à CNBC Make It.

Em vez de pensar no emprego dos seus sonhos, Aneesh Raman recomenda pensar no impacto que deseja causar com o seu trabalho e nas competências necessárias para lá chegar. De seguida, avalie se determinados empregos ou empregadores o ajudarão a adquirir essas competências para alcançar os seus objectivos.

Aneesh Raman, que actualmente é vice-presidente do LinkedIn, alerta que o conselho é especialmente crucial para os jovens profissionais de hoje, que podem um dia acabar em funções que ainda não existem. Recentemente o LinkedIn identificou empregos em ascensão em 2024, incluindo chief growth officer e analista de sustentabilidade – muitos dos quais não existiam há 20 anos.

E recomenda os profissionais pensarem nas suas carreiras nas seguintes fases:

  • Dos 20 aos 35 anos, aprender competências básicas com base em coisas que o entusiasmam, no que é bom e no que deseja melhorar.
  • Dos 35 aos 45 anos, utilizar esse conjunto de competências único e aplicá-lo a alguma especialização. Pode ser específica de um campo, como cuidados de saúde, ou de um tópico mais amplo, como no caso de Raman em “oportunidades económicas”.
  • Finalmente, a partir dos 45 anos, pensar no tipo de impacto que deseja causar na organização e no mundo.

Para o vice-presidente do LinkedIn, essa é a maneira “mais segura” de pensar numa carreira duradoura, «porque podem-se controlar todas essas alavancas, em vez do cargo. Um profissional pode querer ser vice-presidente de alguma coisa, mas é impossível controlar isso, e esse cargo pode nem existir nos próximos 20 anos».

Aneesh Raman é fã do que chama de carreira “ondulada”, que não é muito linear, mas tem um fio condutor. E ele próprio viveu essa experiência: além de trabalhar para a administração Obama, trabalhou como correspondente de guerra da CNN no Médio Oriente, chefe de impacto económico no Facebook e senior advisor no gabinete do actual governador da Califórnia, Gavin Newsom.

«Os meus títulos não fazem sentido como carreira, mas as minhas competências gerais são contar histórias e construir coligações» em torno de oportunidades económicas, realça.

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