O caminho é de uma guerra mundial de talentos

Quem o diz é o CEO da SAP, Bill McDermott, por ocasião do evento SAP SuccessConnect, entre os dias 18 e 20 de Junho, em Berlim. Prepare-se, está prestes a fazer parte da conversa mais tecnológica de sempre sobre o futuro do trabalho.

 

 

 

O CityCube, na cidade de Berlim, acolheu o SuccessConnect, que ocorreu entre 18 e 20 de Junho. O evento organizado pela SAP reuniu mais de 3100 pessoas.

Bill McDermott, CEO da SAP, deu as boas-vindas por carta a todos os participantes com os 5 temas mais relevantes do evento.

«Um dos co-fundadores da SAP, o falecido Klaus Tschira, foi um dos primeiros visionários no que ao software de gestão de capital humano diz respeito. Ao longo de quase cinco décadas, trabalhámos incansavelmente para honrar o seu legado. Em 2011, quando conheci Lars Dalgaard, entendi imediatamente que a SuccessFactors possibilitava o desenvolvimento de uma nova geração de líderes na intersecção das pessoas e da tecnologia nas organizações.

Ao mesmo tempo que honramos esta história tão rica, olhamos ansiosamente para o futuro. Estamos de facto num momento crucial. O caminho é de uma guerra mundial de talentos, não de uma feira de empregos concentrada numa única geografia. O seu trabalho não é apenas um silo num organograma, forçado de forma trivial e em conjunto unicamente com a gestão financeira. As pessoas são o coração da nova empresa inteligente. Os RH não são uma função de oito horas diárias. Inspirar as pessoas é um factor crítico para o sucesso, ao longo das 24 horas do dia e nos sete dias da semana.

Aqui ficam os cinco temas que entendo como mais relevantes para a discussão:

#1 – A inclusão impulsiona um melhor desempenho

De todos os exemplos empolgantes de linguagem automática (machine learning), introduzida nas nossas aplicações, orgulho-me especialmente daquele que elimina os preconceitos inadvertidos do processo de contratação. Isso está a ajudar-nos a ir mais além no mundo das divisões desnecessárias e dos rótulos sem significado. Por exemplo, não temos “líderes mulheres”, temos “líderes”. Pessoas com incapacidades, não significa que sejam menos capazes. Cada pessoa possui uma magia única.

A inclusão também impulsiona melhorias radicais no desempenho dos negócios, pelo que precisamos de acabar com essa linha gritante que divide as pessoas.

Mesmo quando reivindicamos por maior diversidade, continuamos a tratar os colaboradores temporários de maneira diferente da dos colaboradores permanentes. Actualmente, os colaboradores temporários são a parte que mais cresce entre a força de trabalho. É altura de olharmos para todos os colegas com uma única visão, ou seja, como uma força de trabalho total.

A SAP tem por isso uma estratégia de “força de trabalho total”, que abrange recrutamento, integração, formação e gestão de desempenho.

#2 – Não devemos ter medo das máquinas. Devemos usá-las para aumentar a humanidade.

Não há dúvida que a inteligência artificial mudará a maneira como trabalhamos. A McKinsey refere que quase 400 milhões de pessoas, da força de trabalho mundial, vão precisar de mudar de categoria de emprego.

A ansiedade pela mudança não deve esmagar o entusiasmo no que toca à oportunidade. Pensemos em todos os processos – desde o recrutamento à formação. Como é que devemos usar aplicações com a inteligência de uma máquina, que nos ajudem a concentrar nas tarefas que exigem inteligência emocional? Estimativas indicam que a inteligência artificial criará um valor de 20 mil milhões na próxima década. Como é que se coloca os RH no centro desta conversa? O SAP HANA e o SAP Leonardo podem ajudar a tornar cada processo de RH mais inteligente.

#3 – Clientes e colaboradores merecem experiências de classe mundial

Quando falo com CEOs de todo o mundo, digo-lhes que uma melhoria de 5% na retenção de clientes traduz-se num aumento de 95% no lucro.

Da mesma forma, e por experiência da própria SAP, cada alteração de 1% ao nível da retenção de colaboradores tem um efeito no lucro na ordem dos 50 a 60 milhões de euros. A conclusão é clara – num momento em que as pessoas podem escolher onde e como é que trabalham, a experiência do colaborador é fundamental. Temos, por isso, de nos concentrar no índice de felicidade dos colaboradores.

Os funcionários precisam de gostar das aplicações de âmbito profissional, tal como gostam das aplicações enquanto consumidores – simples, intuitivas e envolventes. Procuramos que cada pessoa em qualquer empresa tenha acesso a análises, rápidas e exactas, que sejam surpreendentes. Como a Siri, Alexa e outras vozes, que dominam hoje as nossas vidas, precisamos de abandonar os teclados e permitir que as pessoas tenham as mãos livres no trabalho.

#4 – Não deixe que a conformidade com normativas se torne numa crise

Todos nós enfrentamos um cenário de regulamentações cada vez mais complexo. Os regulamentos de privacidade como o RGPD estão em ascensão. Também as mudanças cambiais e os impostos sobre o pagamento salarial mudam constantemente. As políticas e tarifas comerciais estão novamente nos títulos dos jornais. O Brexit fala por si.

O nosso trabalho é, juntos, inspirar confiança na conformidade dos sistemas organizacionais. A vasta economia mundial não é um campo de testes para os fornecedores de tecnologia aprenderem no trabalho. Não há ensaios gerais. A conformidade e a prontidão para pensar “fora da caixa” são fundamentais e a razão para a SAP os disponibilizar.

A confiança constrói-se lentamente, ao longo do tempo, sendo conquistada aos poucos. Se a desprotegermos, perde-se e dificilmente se recupera.

#5 – EQUIPA (em conjunto qualquer um consegue mais)

Sim, acreditamos na tecnologia como sendo um facilitador de sucesso. Queremos que recrute e retenha o melhor talento, inspire o negócio, recompense, recapacite e ajude cada pessoa a viver o seu propósito em cada dia da sua vida.

Acreditamos também que o ecossistema de RH é maior que a SAP. Parceiros como a Thrive Global ajudam-nos a sustentar uma força de trabalho saudável. A Apple, por exemplo, ajuda-nos a repensar a experiência de aplicações, de forma a torná-la realmente irrepreensível.

Visite o nosso centro de aplicações esta semana para que conheça e aprofunde todos os parceiros que estão a avançar connosco nesta nova revolução humana.

Para finalizar, só posso enfatizar o quanto o mundo está a contar com a sua liderança. Cada um de nós é o arquitecto da experiência do colaborador. É a consciência da liderança empresarial. Os gestores são os guardiões do derradeiro factor de sucesso – as pessoas.

Agradecemos pela oportunidade de podermos ajudar na construção do futuro do trabalho, como da fundação da própria sociedade se tratasse. Os melhores do mundo estão aqui, porque, agora e sempre, os melhores funcionam com soluções da SAP.»

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