O ChatGPT é recente mas alguém o previu… em 1983! Adivinha quem foi o visionário?

Uma apresentação de 1983 de Steve Jobs revela que o fundador da Apple previu o advento dos chatbots de IA, a tecnologia que está agora a transformar o mundo, revelou o Business Insider.

De acordo com uma exposição digital do Arquivo Steve Jobs, que mostra imagens de uma participação na Conferência Internacional de Design em Aspen em 1983, Jobs falou sobre o potencial de uma tecnologia capaz de responder a perguntas e pensar como um ser humano.

Jobs comparou essa tecnologia a um livro, que apelidou de «phenomenal thing», que poderia ir «directamente da origem ao destino sem intermediários», relatou o Business Insider. No entanto, identificou a ausência de interacção como uma limitação e imaginou um futuro onde as máquinas poderiam incorporar um «espírito subjacente» ou «conjunto de princípios».

«Ao olharmos para os próximos 50 a 100 anos, se realmente conseguirmos criar essas máquinas que possam capturar um espírito subjacente, ou um conjunto subjacente de princípios, ou uma forma subjacente de olhar o mundo, então, quando o próximo Aristóteles surgir e se andar com uma dessas máquinas a vida toda, registando tudo, então talvez um dia, depois de ele morrer e desaparecer, possamos perguntar à máquina “Ei, o que diria Aristóteles sobre isto ou aquilo?”», diz Jobs na gravação.

Actualmente, as empresas de IA estão a criar chatbots como o ChatGPT, que podem responder às dúvidas dos utilizadores, por vezes imitando figuras históricas conhecidas.

A previsão de Jobs há mais de quatro décadas comprova o seu pensamento visionário, a visão sobre o futuro da tecnologia e do seu impacto potencial na sociedade.

Ler Mais