O Facebook tem cada vez mais ferramentas de trabalho

Em apenas três anos, o Workplace by Facebook alcançou mais de três milhões de utilizadores pagos. Isto representa mais de um milhão nos últimos oito meses. Foi durante a Flow, a segunda conferência anual sobre cultura, tecnologia e pessoas, realizada na Califórnia, que ficaram conhecidas as novas ferramentas do Workplace.

 

O futuro do trabalho estará directamente relacionado com a quebra de barreiras geográficas, departamentais, linguísticas e outras. O vídeo será uma ferramenta fundamental.

Neste sentido, o Workplace vai ter uma nova aplicação, o Workplace on Portal, que permite que os utilizadores da plataforma façam chamadas de voz e vídeo através do portal do Facebook. A câmara move e amplia de forma a que o utilizador se possa mover e falar facilmente enquanto se mantêm no enquadramento da imagem. O smart sound melhora a voz de quem está a falar, minimizando o ruído de fundo indesejado.

Vai também ser possível ter legendas automáticas de vídeo, este é um novo recurso criado com machine learning e inteligência artificial que permite adicionar automaticamente legendas aos vídeos publicados no Workplace. Isto vai ajudar os utilizadores com deficiência auditiva ou colaboradores que não tenham o som ligado enquanto assistem ao vídeo na app.

Além disso, o vídeo da aplicação vai ser mais rápido, graças a uma nova solução de transmissão de vídeo peer-to-peer, que torna possível a apresentação de vídeo ao vivo e on-demand de elevada qualidade, ao mesmo tempo que disponibiliza uma poupança significativa de largura de banda na rede de uma organização, principalmente em escritórios distribuídos ou remotos. Os utilizadores não irão interagir com o Workplace de forma diferente, mas os seus vídeos serão reproduzidos de forma mais integrada.

O Workplace continua a criar de recursos para os colaboradores, através de soluções que incentivam o trabalho em equipa, a colaboração e o reconhecimento.

Neste contexto, a Aprendizagem, é uma nova forma de publicação no Workplace, que permite que os administradores de grupos criem, rotulem e seleccionem o conteúdo, incluindo as melhores práticas e publicações úteis para integração de colaboradores ou aprendizagem e desenvolvimento de oportunidades.

Já é possível enviar breves inquéritos para a organização através do Workplace Chat. A audiência, prazo e tipo de inquérito estão disponíveis através da nova ferramenta.

O Acesso à linha da frente é uma nova opção que faculta aos colaboradores o acesso ao Workplace sem um endereço de e-mail da empresa. As empresas também podem garantir que os colaboradores pagos à hora permaneçam em conformidade com as políticas e regulamentos locais da empresa.

Há ainda uma nova plataforma de análise para os administradores do Workplace disponibiliza insights mais accionáveis para gerir as suas comunidades, incluindo colaboradores díspares. Os administradores poderão identificar ‘utilizadores envolvidos’ e obter métricas de envolvimento e análise de sentimento para cada publicação.

O Workplace está também a adicionar novos recursos que permitirão às empresas promover relações, celebrar sucessos e partilhar recursos mais facilmente, entre eles estão, os objectivos, uma nova unidade nos grupos do Workplace que permite que os administradores de grupos definam metas para as suas equipas e que cada membro possa partilhar o seu progresso.

Os agradecimentos, uma nova forma de publicação que ajuda os colaboradores a reconhecerem as contribuições uns dos outros e a notificarem o gestor do destinatário sobre o seu bom trabalho.

E finalmente, o badges , um novo identificador visual no perfil dos utilizadores do Workplace apresenta informações úteis. Os badges podem ser concedidos por um administrador do Workplace ou automaticamente atribuídos quando um colaborador alcança um determinado critério, como aniversários de emprego ou metas de vendas.

Ler Mais