O que distingue as empresas mais atractivas para trabalhar em Portugal? Cláudia Ribeiro da Silva, da Bosch (6.º lugar), dá a conhecer o porquê

No âmbito do Randstad Employer Brand Research Portugal pedimos testemunhos às 10 empresas vencedoras. A Robert Bosch S.A. ficou em sexto lugar do ranking de atractividade e awareness da marca empregadora e Cláudia Ribeiro da Silva, presidente do Conselho de Administração da empresa, partilha o que acredita que os distingue.

«Nos últimos anos, viu-se uma mudança de paradigma no mercado de recrutamento, que passou a ser global. Isto resultou numa maior concorrência e competitividade entre as empresas, que tiveram de reagir e adaptar para se conseguirem diferenciar. Por sua vez, também as pessoas perceberam que era possível trabalhar a partir do seu país para outra localização geográfica, especialmente na área de TI. Desta forma, se já existia dificuldade em contratar determinados perfis especializados, essa realidade aumentou exponencialmente a partir desse momento.

Para responder a isso e mantermos uma marca forte enquanto empregador, repensámos a nossa estratégia de employer branding tendo em conta as expectativas e exigências de “novo” mercado global, para o qual, por exemplo, a possibilidade de conseguir equilibrar a vida profissional e privada ganhou uma lugar de destaque; e onde o factor remuneração, embora se mantenha crítico, tem de fazer parte de um conjunto de outras propostas de benefícios que incluem, por exemplo, mais oportunidades ao longo das várias etapas da carreira, uma maior importância da flexibilidade em termos de gestão de tempo, etc.

Fazer com que os colaboradores se sintam felizes é uma prioridade para a Bosch, e desde sempre estivemos alinhados com a necessidade do equilíbrio entre o pessoal e o profissional, apostando nas pessoas e no seu desenvolvimento. Por isso, focamos a nossa estratégia interna no reforço destas oportunidades e na implementação de medidas que aumentem o bem-estar e a motivação das nossas pessoas, proporcionando uma maior flexibilidade, mas também promovendo uma maior responsabilidade, sempre com orientação para o futuro. Externamente, apostámos em levar os nossos colaboradores a dar a cara pela empresa e pelos projectos dos quais fazem parte, mostrando de forma credível e transparente como é trabalhar na Bosch.

O resultado é uma marca empregadora que se distingue por ser genuína e com um propósito claro ligado à sustentabilidade, que dá aos seus colaboradores diversas oportunidades e possibilidades para construírem o seu caminho de desenvolvimento profissional. Desta forma, conseguimos ter connosco pessoas felizes, que estão alinhadas com os valores e com a cultura da empresa, o que é fundamental para o sucesso do negócio.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Maio (nº. 161) da Human Resources, no âmbito do tema de capa sobre o Randstad Employer Brand Research 2024.

A edição está nas bancas, mas caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

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