O que distingue as empresas mais atractivas para trabalhar em Portugal? Hugo Rosado da RTP (7.º lugar), dá a conhecer o porquê

No âmbito do Randstad Employer Brand Research Portugal pedimos testemunhos às 10 empresas vencedoras. A RTP ficou em sétimo lugar do ranking de atractividade e awareness da marca empregadora e Hugo Rosado, director de Recursos Humanos da empresa, partilha o que acredita que os distingue.

«A estratégia de employer branding, direccionada para a construção e promoção da imagem da RTP como empresa de referência, enfrenta uma série de desafios na sua implementação. Esses desafios, quando superados com eficácia, dão origem a benefícios significativos para a empresa, tanto em termos de atracção e retenção de talentos quanto na credibilidade da marca no mercado.

Um dos principais desafios na implementação de employer branding é a necessidade de alinhamento estratégico. Isso implica que se garanta que a imagem da empresa como empregadora está em linha com a sua missão, cultura organizacional, valores e objectivos.

Outro desafio tem sido a gestão do impacto da marca no online. Num mundo digitalmente conectado, a percepção dos trabalhadores e do público em geral nas redes sociais pode influenciar significativamente a atractividade da empresa como empregadora. A gestão proactiva da imagem no online tem sido essencial para fortalecer a imagem da RTP como um local atractivo para trabalhar.

Atracção e retenção de talentos representam um desafio fundamental para a sobrevivência da empresa. Para se destacar num mercado competitivo, a RTP tem vindo a desenvolver estratégias para atrair os melhores talentos e, mais importante ainda, mantê-los comprometidos e satisfeitos. Isso tem vindo a requerer um investimento contínuo na criação de uma cultura de trabalho positiva, com oportunidades de desenvolvimento profissional, benefícios e com uma grande aposta na conciliação entre a vida profissional e pessoal.

Uma comunicação interna eficaz é outro ponto-chave. Os trabalhadores têm de se identificar com a marca RTP, o que exige uma comunicação clara e consistente sobre os valores, missão e oportunidades. A comunicação interna eficaz permite a conexão entre a imagem que temos da marca e a realidade do ambiente de trabalho.

Acreditamos que a nossa estratégia de implementação de employer branding tem trazido vários benefícios à RTP, pois tem atraído candidatos mais qualificados e aumentado a retenção de talentos, resultando numa força de trabalho mais produtiva, satisfeita e alinhada com a estratégia e objectivos da empresa. Consideramos que a marca RTP tem tido um impacto directo nos resultados, pois trabalhadores satisfeitos tendem a ser mais produtivos, inovadores e comprometidos com os objectivos da empresa. Estamos convictos de que a implementação eficaz da estratégia de employer branding é essencial para o sucesso a longo prazo da empresa. Com o reconhecimento da marca no contexto do recrutamento, retenção e desempenho dos trabalhadores, a RTP tem vindo a conseguir um rejuvenescimento dos seus quadros, tornando-se uma empresa atractiva para o mercado de trabalho mais jovem, combinando as suas novas competências e irreverência com a experiência e conhecimentos dos outros trabalhadores.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Maio (nº. 161) da Human Resources, no âmbito do tema de capa sobre o Randstad Employer Brand Research 2024.

A edição está nas bancas, mas caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

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