O que distingue as empresas mais atractivas para trabalhar em Portugal? Nádia Sousa, da Hotéis Real (8.º lugar), dá a conhecer o porquê

No âmbito do Randstad Employer Brand Research Portugal pedimos testemunhos às 10 empresas vencedoras. A Hotéis Real ficou em oitavo lugar do ranking de atractividade e awareness da marca empregadora e Nádia Sousa, directora de Recursos Humanos da empresa, revela o que acredita que os distingue.

«O Real Hotels Group tem superado desafios significativos na sua estratégia de employer branding, desde a sua criação em 2020, que resultou da fusão de dois grupos hoteleiros nacionais, cada um com a sua cultura distinta. Este foi o primeiro grande desafio, agravado pelo contexto da pandemia. Foi em 2022, com a retoma do negócio, que o Real Hotels Group redesenhou o seu caminho e estabeleceu uma nova visão e processos de trabalho centrados na tecnologia e digitalização.

A estratégia de Gestão de Pessoas do Real Hotels Group assenta em quatro pilares: a atracção de talento, o desenvolvimento desse talento, a fidelização dos colaboradores, em particular os de elevado desempenho, e o compromisso dos colaboradores com a missão da empresa. A abordagem é centrada na experiência do colaborador, materializada na employer brand “I’m Real”, que reflecte a cultura interna e os valores partilhados.

A marca “I’m Real” é composta por seis eixos que delineiam a jornada do colaborador na empresa, desde o recrutamento até ao desenvolvimento profissional e bem-estar pessoal. Esta marca é difundida através de diversos canais, incluindo o site do grupo, testemunhos de colaboradores, plataforma Workzone e espaços físicos de lazer.

A plataforma Workzone desempenha um papel crucial na melhoria da Gestão das Pessoas, pois permite que a comunicação interna seja cada vez mais eficaz e, por consequência, vital para o alinhamento e compromisso dos colaboradores com o Grupo.

É claro que reconhecemos desafios constantes na Gestão de Pessoas, como a mudança de mindset das lideranças, a flexibilização do trabalho, a saúde mental, bem como a diversidade e inclusão. O Real Hotels Group está atento a estas tendências e foca-se na comunicação interna, na transformação digital e na experiência do colaborador para enfrentar estes desafios.

O Real Hotels Group destaca-se como empregador pelo seu compromisso com o desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores, bem como pela sua abordagem inovadora e centrada nas pessoas. Esta estratégia não só fortalece a cultura interna da empresa, como também contribui para o sucesso sustentável do negócio num sector tão dinâmico como o hoteleiro.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Maio (nº. 161) da Human Resources, no âmbito do tema de capa sobre o Randstad Employer Brand Research 2024.

A edição está nas bancas, mas caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

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