O que distingue as empresas mais atractivas para trabalhar em Portugal? Pedro Pires, da Nestlé Portugal (5.º lugar), explica

No âmbito do Randstad Employer Brand Research Portugal pedimos testemunhos às 10 empresas vencedoras. A Nestlé Portugal ficou em quinto lugar do ranking de atractividade e awareness da marca empregadora e Pedro Pires, director de Recursos Humanos da empresa, explica o que acredita que os distingue.

 

«O sector de bens de consumo (FMCG) em Portugal é muito dinâmico, pelo que atrair e reter talentos diversos é crucial para as organizações se manterem competitivas. Dada a alta competitividade inerente ao sector, a atracção e retenção de profissionais enfrenta desafios únicos, a que a Nestlé não é alheia.

Na Nestlé em Portugal, damos grande importância à nossa marca enquanto empregadores (employer branding), estando comprometidos, desde sempre, a alocar recursos de valorização das nossas equipas e a promover um melhor ambiente de trabalho, todos os dias, com base na nossa proposta de valor (EVP) global – “Be a Force for Good”.

A nossa estratégia de marca empregadora concentra-se em três objectivos principais: apoiar os jovens em Portugal, através do nosso programa global Nestlé Needs YOUth; consolidar a Nestlé como um empregador inclusivo de referência, com particular foco nas pessoas com deficiência; e tornar os nossos colaboradores verdadeiros embaixadores Nestlé, promovendo experiências profissionais de qualidade que os estimulem e os façam sentir bem-vindos e reconhecidos, para que sintam orgulho em partilhar com outras pessoas, candidatos e comunidades.

O programa global Nestlé Needs YOUth beneficiou mais de cinco milhões de jovens em todo o mundo, promovendo estágios, empregos e formação. Através destas iniciativas, a Nestlé procura dar oportunidade a todos os jovens de iniciarem e desenvolverem as suas carreiras numa organização multinacional, facultando todas as ferramentas necessárias, com o acompanhamento de equipas multidisciplinares.

Em Portugal, providenciámos mais de 700 estágios e 2600 empregos nos últimos 10 anos. E o programa de estágio deste ano, Born to Talent, atraiu cerca de 1600 candidatos. Embora já tenhamos um perfil forte e diversificado como empregador, continuamos a investir em quatro pilares-chave de Diversidade, Igualdade e Inclusão, com particular relevância na Igualdade de Género; Pessoas com Deficiência; Comunidade LGBTQI+ e Diversidade Cultural.

Ao aproveitar a criatividade e a experiência de trabalho dos nossos colaboradores, também os envolvemos na construção de campanhas de marketing e comunicação de recrutamento como as campanhas para celebrar o mês do Orgulho LGBTQIA+ em Junho e o “Dia 100 Diferenças” – um dia dedicado a celebrar a integração de pessoas com deficiência.

Acreditamos que a nossa proposta de criar valor inovadora “Be a Force for Good” e a nossa estratégia de employer branding em Portugal são as chaves do nosso sucesso e o motivo de termos sido distinguidos, no ano passado, como a melhor empresa empregadora em Portugal, liderando um ranking das 100 marcas com melhor imagem e reputação de empregabilidade no País (fonte: estudo OnStrategy).»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Maio (nº. 161) da Human Resources, no âmbito do tema de capa sobre o Randstad Employer Brand Research 2024.

A edição está nas bancas, mas caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais