O que é a gamificação no mundo empresarial?

Por vezes, existem setores da sociedade que se cruzam e com sucesso. Um desses exemplos é a adaptação do conceito gamificação ao setor empresarial.

Como assim gamificação? É isso que vamos descobrir neste artigo. Ao longo da leitura será abordado o que significa este conceito, qual o seu objetivo e como é aplicado à vertente empresarial. Vamos tirar notas?

O que é a gamificação?

A gamificação vem do termo Gamification e, por sua vez, é derivada da palavra jogo. É a adaptação dos diferentes parâmetros e dinâmicas que podem ser vistos em jogos de vários tipos, aplicados noutras áreas que não estão convencionalmente ligadas a este tipo de entretenimento.

Qual é o objetivo da gamificação no setor empresarial?

Com efeito, a gamificação tem o seu início no setor empresarial, mas esta metodologia alastrou-se a muitos outros setores devido aos seus benefícios.

No caso, o seu principal objetivo é aumentar a motivação na criação ou utilização de produtos, aplicações ou serviços em ambiente de trabalho.

Isto favorece um aumento na participação, envolvimento e interação em diferentes processos dos trabalhadores, visto que têm geralmente uma maior recetividade e adquirem um maior compromisso com as dinâmicas ou projetos em questão.

Como aplicar esta metodologia?

No meio empresarial há certos parâmetros a considerar. Uma das principais é a escolha dos elementos relacionados com o jogo a implementar na gamificação, bem como a seleção das ferramentas ou recursos pedagógicos e a sua viabilidade dentro da empresa.

Todos os recursos têm de ser pensados de acordo os participantes e os meios disponíveis. Tem de existir um esforço da empresa para entender a ação antes e agir. Desta forma é possível captar a atenção dos trabalhadores e despertar o seu interesse. Isto facilita também a dinâmica dos jogos em si após a obtenção de uma experiência diferente, positiva e de aprendizagem.

Técnicas de gamificação mais utilizadas

A gamificação recorre a tecnologias inteligentes e a áreas de gaming para recriar desafios e lógicas mais atrativas. Desta forma, o objetivo é tornar a mesma mais dinâmica, criativa e com uma lógica de competição saudável.

No entanto, as áreas de gaming são mesmo a inspiração maior para tornar os processos desta metodologia ainda mais interativos e com maior engagement. E, que áreas gaming servem de inspiração?

  • (Metodologia da Combinação) Casino: modalidades como as slot machines, com várias recompensas consoante os modos de jogo, que variam desde temáticos aos mais clássicos com cilindros, foram chave para desenvolver sistemas de gamificação. Isto porque, são um exemplo de como a combinação de fatores gera novas ações. Exemplo: A Worten desenvolveu um processo onde combinava produtividade, inovação e novas ferramentas de trabalho para aumentar as vendas. No fundo, consoante o comportamento dos trabalhadores, eram criadas medidas que dependiam da combinação das tarefas de cada um destes.
  • (Metodologia do conhecimento) Quizes: os jogos de perguntas pressupõem níveis, e muitas técnicas de gamificação assentam nisso mesmo. Os utilizadores constroem a sua tabela de progressão mediante tarefas que permitem chegar mais longe. Exemplo. A Leroy Merlin desenvolveu a aplicação SOMA de forma a seguir este registo com os seus funcionários. Consistia em completar uma série de perguntas para ganhar pontos e atingir a melhor posição possível.
  • (Metologia da recompensa) Videojogos com troféus: estes acabam por ser os jogos que trazem o prémio associado. São excelentes exemplos de como, podem ser desenvolvidos sistemas de recompensa e ter um crachá, por exemplo, associado. mais tarefas do projeto desenvolvidas, etc.”. Exemplo: A DPD Portugal desenvolveu um sistema de controlo de tarefas diário, exatamente com esta mecânica.

No entanto, é importante reforçar sempre que as técnicas de gamificação devem ser aplicadas sempre após a realização de um estudo no departamento ou setor, e segundo os objetivos. Isto porque, o que funciona numa empresa pode não funcionar noutra. Além de que, o tipo de jogo pode não ser o que melhor se encaixa no projeto.

Será possível a gamificação ser tendência no mundo empresarial?

Não há dúvida de que a gamificação traz muitos benefícios às empresas. Aumenta consideravelmente a motivação para aprender, a participação dos trabalhadores e evita a rejeição de novas formas de trabalhar.

Um profissional pode ser desafiado diariamente os seus próprios limites, tornando assim as suas tarefas diárias menos convencionais. Este contexto proporciona também uma autocrítica, visto que pode avaliar o seu desempenho, implementar estratégias para alcançar objetivos estabelecidos ou superar novas metas, enquanto ganha novas rotinas e conhecimento.

Em suma, a gamificação não é apenas um jogo, mas a utilização das ferramentas e dinâmicas do jogo para recriar um ambiente muito mais empático para os trabalhadores, com o extra da competição saudável.

Por outras palavras, torna o trabalho divertido, em simultâneo, que otimiza processos profissionais.

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