O que é e como aplicar o coaching empresarial

Coaching é uma forma estruturada de se alavancar a performance de uma pessoa ou grupo, através de técnicas e ferramentas validadas cientificamente. Como refere o site Solide, o processo é feito por um profissional, denominado coach, que actua como um facilitador do desenvolvimento em parceria com quem se está a desenvolver, o coachee.

No coaching, o objectivo é orientar o desenvolvimento, tendo sempre em consideração os desejos pessoais do coachee, as suas aptidões e necessidades de desenvolvimento. O processo envolve um intenso autoconhecimento: entendemos como pensamos, sentimos, nos comportamos e, a partir disso, mudamos.

O coaching empresarial é uma modalidade do processo de coaching aplicado dentro de uma organização. A ideia é que os colaboradores da empresa, especialmente os que ocupam cargos de liderança, melhorem as suas estratégias de gestão de pessoas, ampliem a sua visão do negócio e tenham mais efectividade na tomada de decisões. Assim como no coaching tradicional, o processo é sintonizado com os valores, as necessidades, as skills e as dificuldades do coachee.

Apesar de ser uma ferramenta de desenvolvimento que promove mudanças amplas e complexas, o coaching empresarial é um processo objectivo, com prazos e periodicidade de encontros determinados. É uma forma estruturada de se desenvolver pessoas numa organização.

Benefícios:

  • fomenta a formação e o aperfeiçoamento de competências;
  • identifica as dificuldades principais e acelera a sua correcção;
  • alinha os objectivos pessoais com as metas da empresa;
  • promove o desenvolvimento integrado: tanto profissional, quanto pessoal; tanto das pessoas, quanto da própria organização;
  • alavanca resultados do coachee e da empresa;
  • auxilia na motivação e promove a sensação de investimento no colaborador;
  • melhora o clima, na medida em que favorece a comunicação e o relacionamento interpessoal nas equipas;
  • facilita a gestão do desempenho pessoal, uma vez que o acompanhamento se torna mais próximo e informal.

Como aplicar

O coaching empresarial é indicado para determinados momentos que ocorrem nas organizações, como conflitos de natureza pessoal, situações críticas nos processos decisórios, situações de exigência por aumento de performance e conflitos de valores.

O processo deve ser conduzido por um profissional certificado em coaching, que pode ser externo à empresa ou membro da equipa de Recursos Humanos que detenha os conhecimentos e técnicas. É importante que se sigam as etapas principais:

  • construção de uma relação sólida entre coach e orientando
  • planeamento do futuro do coachee: definir objectivos e onde se quer chegar;
  • mapear quais são os valores, as experiências, as competências e as crenças do coachee e seleccionar os padrões funcionais e disfuncionais;
  • plano de acção: desenhar como chegar aos objectivos, com que recursos, quais as dificuldades prováveis, as prioridades, os prazos e as estratégias;
  • acompanhamento: munir o coachee de ferramentas para acompanhar o seu processo de desenvolvimento e se auto-gestão.
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