O Rock in Rio está de volta. E está a chamar jovens estudantes para uma Rock Business Challenge e encontrar soluções criativas para problemas práticos

O Rock Business Challenge é uma iniciativa da Iscte Business School que simula situações empresariais reais para estimular as equipas participantes a encontrar soluções para diversos desafios apresentados pela organização do festival Rock In Rio.

 

A iniciativa deste ano decorre em ambiente internacional, envolvendo alunos de escolas secundárias portuguesas e brasileiras, fruto de uma parceria estabelecida entre a Iscte Business School e o Grupo Ibmec Educacional (Brasil). Esta competição divide-se em duas fases distintas exclusivamente em formato online, com uma fase de apuramento (com datas específicas para cada país) e uma final.

Ao longo das etapas do Rock Business Challenge, os jovens são desafiados a resolver problemas práticos, a inventar novas formas de pensar e agir que possam ser aplicadas no Rock in Rio e a desenvolver um projecto inovador para este festival para ser adoptado na área do Learning Experience (LExU) – a unidade responsável pela plataforma Edutainment, que gere projectos de experiências de ensino em quatro eixos: programas, eventos, inteligência (dados e tendências) e produtos.

A execução das tarefas propostas deve apoiar-se essencialmente na cultura geral dos jovens participantes, distribuídos por equipas que contarão com o acompanhamento de um professor.

Esta segunda edição contou com mais de 100 equipas apuradas, numa primeira fase, totalizando mais de 400 participantes brasileiros e portugueses.

A Final do Rock Business Challenge realiza-se dia 24 de Fevereiro, em Portugal e no Brasil, e disputar-se-á entre as 20 equipas finalistas. O evento realizar-se-á em formato online, implicando o acesso a um computador e uma ligação estável à Internet.

Para além dos diplomas de participação, a organização tem prémios para entregar às equipas vencedoras.

Em Portugal, serão cinco as equipas premiadas, sendo que o primeiro lugar proporcionará uma visita guiada à cidade do Rock em dia de concertos, um voucher Escape Hunt Lisboa e bilhetes para desfrutar de Viagens Hippotrip Lisboa, para todos os elementos da equipa e para o professor responsável

Já no Brasil, o projecto presenteará três equipas, tendo a primeira posição direito a uma visita técnica à Cidade do Rock, um bate papo com o Executivo do Rock in Rio, um curso online “How to Rock in Rio feat Curseria”, um e-book “Rock in Rio: A Arte de Sonhar e Fazer Acontecer” e brindes fornecidos pelo Ibmec.

Paralelamente ao Rock Business Challenge, foi preparada uma iniciativa dedicada exclusivamente aos mais de 20 professores brasileiros e portugueses responsáveis pelas diversas equipas em competição – o Teacher’s UPgrade. Através de plataformas digitais, os docentes serão convidados a participar numa formação inovadora com um especialista cognitivo, que terá como tema “Pensamos Bem? – principais erros cognitivos e como evitá-los”, com uma duração de seis horas. A participação na dinâmica dará acesso a um diploma de formação certificado pela DGERT (Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho).

Ler Mais