O Trabalho e a Produtividade!

Por Ricardo Florêncio

 

Hoje em dia, muito se fala de produtividade no mundo do trabalho. E com base em vários estudos, invoca-se que a produtividade global aumentou! Que as pessoas, com base nestes novos sistemas de trabalho, obtiveram um aumento de produtividade. Confesso que me faz uma certa confusão chegar a estas conclusões generalistas. Aliás, penso haver uma certa confusão entre trabalho e produtividade.

Se, num extremo, alguém estiver consecutivamente a tapar e destapar o mesmo buraco, esse alguém esteve a trabalhar e, por ventura, muito. Agora, qual foi a produtividade do seu trabalho? Qual a riqueza que criou? Qual o valor acrescentado do seu trabalho? Quais os resultados que obteve? Muito próximo de zero! E assim, não consigo dissociar trabalho de resultados. A produtividade só pode estar relacionada com resultados. De diversas ordens, mas sempre resultados, valor acrescentado, criação de riqueza.

A produtividade de certas equipas, em certas empresas, até pode ter aumentado. Mas a sua generalização, perante o estado em que se encontra a economia e as empresas, é claramente um exagero. Não tenho dúvida de que houve muitas pessoas que trabalharam muito, e muito mais horas. Agora, esse aumento de número de horas de trabalho resultou num efectivo aumento de produtividade? Existem muitas dúvidas. Aliás, esse vai ser um dos grandes desafios com que nos vamos deparar nas empresas aquando do desconfinamento, e quando houver liberdade de escolha do método e sistema de trabalho de cada empresa e de cada trabalhador.

Que sistema vai ser o adequado para cada empresa, no sentido de termos uma maior produtividade do trabalho que desenvolvemos? E dentro de cada empresa, o sistema vai ser igual para todos? Ou, durante este ano, chegou-se à conclusão que existem funções e tarefas que podem ser desenvolvidas à distância, outras que requerem presença física assídua, e outras ainda que podem funcionar em sistema misto? E como vão os colaboradores aceitar estas diferenças? E a legislação laboral que temos em vigor, tem previstas todas estas situações?

Enfim, é um rol de interrogações e desafios que vamos ter pela frente, quando permitirem às empresas e colaboradores escolher o melhor sistema, que permita, a todos, aumentar a sua produtividade.

Editorial publicado na revista Human Resources nº 123 de Março de 2021

Ler Mais