O X já era. Há uma nova rede social que está cada vez mais a chamar a atenção dos jovens (e não é o Tik Tok)
Nos EUA, os adolescentes não acham piada ao X. Segundo um novo estudo publicado pelo Pew Research Center, é uma das redes sociais menos utilizados, seguido apenas pelo Reddit e pelo Threads, revela o Business Insider.
O think tank sediado em Washington DC entrevistou quase 1400 adolescentes entre Setembro e Outubro e os dados mostram que 17% dos inquiridos disseram usar o X de Elon Musk, uma redução de seis pontos em relação a 2022 (23%).
Outras redes sociais populares também tiveram um declínio no uso entre os adolescentes. O YouTube, propriedade da Google, atraiu a maior percentagem de utilizadores adolescentes, apesar de ter caído de 95% para 90% de 2022 a 2024. O TikTok da ByteDance ficou em segundo lugar, com 63% dos inquiridos a afirmarem que utilizavam a aplicação, em comparação com 67% há dois anos.
O Snapchat da Snap Inc. registou 55%, outro ligeiro declínio em relação aos 59% de 2022. O Instagram, propriedade da Meta, foi utilizado por 61%, praticamente a mesma percentagem de há dois anos e o Facebook, também da Meta, manteve-se estável nos 32%. O Reddit mostrou consistência, com 14% dos adolescentes a dizer que usaram a aplicação, o mesmo valor de 2022. O Threads, lançado pela Meta em 2023, foi utilizado por 6% dos adolescentes.
Houve apenas uma rede social que cresceu em popularidade entre os adolescentes nos últimos dois anos: o WhatsApp. A aplicação de mensagens detida pela Meta passou de 17% dos adolescentes que afirmaram utilizá-la em 2022 para 23% este ano — ultrapassando o X nos utilizadores adolescentes, de acordo com os inquéritos da Pew.
A Meta, então Facebook Inc., comprou o WhatsApp por 22 mil milhões de dólares em 2014, um investimento que a empresa diz estar finalmente a dar resultados. Na apresentação de resultados do terceiro trimestre, em Novembro, a empresa reportou um aumento de 48% na receita não publicitária em relação ao ano anterior, que foi amplamente atribuído ao WhatsApp.
O aumento da receita deveu-se principalmente ao produto da aplicação que permite às empresas pagar para conversar directamente com os clientes. Mas o WhatsApp também é conhecido por ser óptimo para chats em grandes grupos, que se tornaram cada vez mais populares entre os adolescentes.