Obercom sugere mais parcerias entre meios de comunicação social
O estudo da Obercom analisa as perspectivas de renovação da imprensa tradicional e os novos perfis de consumo do leitor.
O estudo “Modelos de Negócio em Tempos de Tensão Digital: Perspectivas de Renovação no Caso da Imprensa” do Observatório da Comunicação, ou Obercom, sobre os desafios que se apresentam actualmente ao sector com o digital, sugere que «colaborações» entre diferentes meios de comunicação serão cruciais para acompanhar as novas formas de consumo de informação.
Pondo no centro a figura do «consumidor», de poder crescente, o relatório da Obercom propõe, face às constantes mudanças operadas no sector, «parcerias entre várias marcas de informação, a criação de plataformas que visem responder às necessidades de cada consumidor em particular» e a «a aposta em produtos ou serviços multiplataforma».
Estas colaborações, acrescenta o estudo da Obercom, ao permitir ao consumidor personalizar o seu consumo de informação, tornam possível aos meios estudar o seu comportamento e «mobilizar serviços que combatam a diminuta propensão a pagar pela informação que se consome na internet».
«É ainda de referir a necessidade de desenvolver instrumentos que potenciem estas plataformas, como por exemplo, criar ferramentas de pesquisa e adaptar estes produtos a ergonomias digitais de navegação participativa e em rede», acrescentam.